Petroleiros das plataformas aprovam carta compromisso da Petrobrás, que mitiga problemas do caos aéreo

Caos aéreo

Os petroleiros das plataformas da UO-BS aprovaram a Carta Compromisso, apresentada pela Petrobrás, sobre os atrasos dos voos e o fim do estado de greve. As assembleias aconteceram nos dias 3 e 4 de agosto, nas plataformas, no aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, e na sede em Santos.

Com isso, a empresa compromete-se a pagar as horas referentes a atrasos e cancelamentos de vôos, devido ao caos aéreo, no mês subsequente à sua ocorrência. Também foi acordado o pagamento retroativo das horas de janeiro a abril de 2023, que serão creditados no salário dos prejudicados pelos cancelamentos, no próximo contracheque, no dia 25 de agosto.

Na Carta, a Petrobrás reafirma ainda que reavaliou o decreto de estado de urgência temporária, e o estendeu por mais 90 dias, até 31/10/2023.

A empresa também informa na Carta Compromisso que está estruturando um programa de benefícios em convênio com empresas de viagens, que incluirá descontos em remarcação de passagens aéreas.

*Durante as assembleias uma das propostas do ACT que os embarcados demonstraram bastante disposição de luta, é a nacionalização do auxílio regional paga para os embarcados do Norte Fluminense, estendendo o benefício a todos os trabalhadores das plataformas.*

A diretoria do Sindipetro-LP ressalta a importância da participação dos petroleiros embarcados nas assembleias e mobilizações promovidas pelo sindicato, pois somente com unidade demonstramos a força e organização da categoria que sabe que, apesar da mudança do governo, terá que continuar empenhada em lutar por seus direitos.