Sindipetro-LP e Clube Cepe 2004 firmam parceria para organizar equipe de pedestrianismo para provas

Inscrições 12/08

O Sindipetro-LP e o Clube Cepe 2004 firmaram mais uma parceria em prol da saúde e bem estar dos associados. As duas entidades estão organizando uma equipe de pedestrianismo para participar de provas que ocorrem na Baixada Santista. A inícitiva é encabeçada pela diretoria de esporte do Clube e pelo petroleiro da UTE-EZR, Daniel Brisson.

Os associados devem entrar em contato com a secretaria do Cepe pelo telefone (13) 3261 2004 ou pelo whatsapp (13) 99167 9073. As inscirções começam no dia 12 de agosto.

O pedestrianismo é o exercício que consiste em fazer grandes marchas a pé e é uma forma simples e acessível de atividade física que envolve o ato de caminhar a pé. É atividade valiosa e benéfica para a saúde, podendo ser realizada por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico.

Os benefícios para a saúde associados ao pedestrianismo são vastos e impactam positivamente tanto o corpo quanto a mente. Aqui estão alguns dos principais benefícios:

Saúde Cardiovascular: Caminhar regularmente pode melhorar a saúde do coração e dos vasos sanguíneos, reduzindo o risco de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais. A atividade física ajuda a fortalecer o músculo cardíaco, melhora a circulação sanguínea e ajuda a manter os níveis de pressão arterial sob controle.

Controle de Peso: O pedestrianismo é uma maneira eficaz de queimar calorias e contribuir para a perda de peso ou para a manutenção de um peso saudável. Mesmo caminhadas de intensidade moderada podem ajudar a queimar gordura e melhorar o metabolismo.

Saúde Óssea e Articular: Caminhar estimula a densidade óssea e ajuda a manter as articulações saudáveis. Isso é especialmente importante à medida que envelhecemos, pois ajuda a prevenir condições como a osteoporose e a osteoartrite.

Saúde Mental: A caminhada regular tem um impacto positivo na saúde mental. Ela pode ajudar a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão, além de melhorar o humor e aumentar os níveis de energia. A exposição à luz solar durante as caminhadas também pode ajudar a regular os ritmos circadianos e melhorar o sono.

Melhora da Circulação: A atividade física, como a caminhada, ajuda a melhorar a circulação sanguínea, o que por sua vez pode contribuir para uma pele mais saudável e um sistema imunológico mais robusto.

Socialização: Caminhar pode ser uma atividade social, realizada com amigos, familiares ou em grupos organizados. Isso promove interações sociais positivas, fortalece laços e contribui para um senso de comunidade.

Acessibilidade: Uma das grandes vantagens do pedestrianismo é a sua acessibilidade. Não são necessários equipamentos caros ou instalações especiais. Você pode caminhar praticamente em qualquer lugar, seja ao ar livre em um parque, na cidade ou até mesmo dentro de casa.

Sustentabilidade: Optar por caminhar em vez de usar veículos motorizados contribui para a redução da pegada de carbono e para um estilo de vida mais sustentável.

Em resumo, o pedestrianismo é uma atividade física versátil e de baixo impacto que oferece uma série de benefícios para a saúde. Incorporar caminhadas regulares em sua rotina diária pode melhorar sua saúde cardiovascular, promover a perda de peso, fortalecer ossos e articulações, aprimorar a saúde mental e promover um estilo de vida mais ativo e saudável de maneira geral.