Sindipetro-LP participa da campanha: Saúde dos Trabalhadores Desempregados: Quem Cuida?

Nesta sexta (11)

A Comissão de Desempregados de Cubatão e Sindicatos da União Sindical de Cubatão, composta pelos sindicatos dos petroleiros, construção civil, metalúrgicos e Associação dos Trabalhadores Desempregados de Cubatão) está promovendo uma campanha especial voltada para a saúde dos trabalhadores da região. A iniciativa busca conscientizar sobre a importância do cuidado com a saúde física e mental, oferecendo uma série de atividades e serviços essenciais.

A campanha será realizada na próxima sexta-feira (11), das 08h30 às 12h, na sede da Comissão de Desempregados de Cubatão, localizada na Rua Cidade de Pinhal, número 68, centro de Cubatão.

A programação do evento inclui uma palestra ministrada pelo Engenheiro de Segurança do Trabalho Fernando Águas, do CEREST Cubatão, focando na saúde dos desempregados. Além disso, haverá testes de hepatites pela ONG Grupo Esperança, aplicação de 140 vacinas da gripe tetravalente, triagem da saúde com testes de glicemia e pressão, avaliações médicas individuais, atendimento de assistência social para orientações sobre serviços disponíveis e a presença do Grupo Redução de Danos da UNIFESP para abordar questões de saúde mental.

Veja a programação completa:
08h30: Café da manhã para todos os participantes.
09h00: Abertura do evento com representantes da Comissão dos Desempregados e sindicatos locais.

Atividades:
1. Palestra com Engenheiro de Segurança do Trabalho Fernando Águas: O coordenador do Centro em Referência de Saúde dos Trabalhadores (CEREST Cubatão), Engenheiro de Segurança do Trabalho Fernando Águas, ministrará uma palestra elucidativa sobre a importância da saúde dos trabalhadores desempregados, destacando medidas de prevenção e cuidados a serem adotados.

2. Testagem de Hepatites (ONG Grupo Esperança): A ONG Grupo Esperança realizará testes de hepatites, oferecendo a oportunidade de detecção precoce e orientações sobre prevenção.

3. Aplicação de 140 vacinas da gripe tetravalente: Visando a proteção contra a gripe, serão disponibilizadas 140 doses da vacina tetravalente, contribuindo para a imunização dos participantes.

4. Triagem da saúde com teste de glicemia e pressão: Profissionais da saúde estarão presentes para realizar triagens de glicemia e pressão arterial, oferecendo avaliações básicas da saúde dos participantes.

5. Avaliação médica: Uma equipe médica estará à disposição para realizar avaliações médicas individuais, fornecendo orientações e esclarecendo dúvidas sobre a saúde dos participantes.

6. Atendimento de Assistência Social: Profissionais de assistência social estarão presentes para oferecer suporte e informações sobre serviços disponíveis para os desempregados, visando auxiliar na busca por oportunidades e benefícios.

7. Grupo Redução de Danos (UNIFESP): Representantes do Grupo Redução de Danos da UNIFESP estarão presentes para abordar questões relacionadas ao bem-estar psicológico e mental, oferecendo estratégias para lidar com o estresse e ansiedade decorrentes do desemprego.

Participe desta campanha dedicada à saúde dos trabalhadores. Juntos, cuidaremos de nossa saúde física e mental enquanto enfrentamos os desafios da busca por novas oportunidades. Sua presença é fundamental!