Novo Programa de Aceleração do Crescimento deve ter cerca de R$ 300 bi da Petrobrás em investimentos

Retomada

O novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que será lançado na próxima sexta-feira (11) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deverá contar com cerca de R$ 300 bilhões em investimentos da Petrobrás até 2026. O governo Lula apresentou o número nesta terça-feira (8) a líderes parlamentares em reunião no Palácio do Planalto, onde fica o gabinete presidencial. A estatal é presidida por Jean Paul Prates.

O governo também apresentou a ideia de incluir no programa em 2024 obras que serão executadas com emendas parlamentares, de acordo com informações publicadas nesta terça-feira (8) pelo jornal O Estado de S.Paulo. Os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Rui Costa (Casa Civil) tiveram nesta sexta reuniões com lideranças do Congresso.

Nos seis primeiros meses deste ano, a Petrobrás produziu o maior volume trimestral da história do pré-sal, chegando a 2,06 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), o que, de acordo com a empresa, representou 78% da produção total da companhia e superou o recorde anterior de 2,05 milhões de boed, registrado no primeiro trimestre. A agência de classificação de risco Fitch (EUA) aumentou a nota de crédito da estatal no final de julho.

No PAC de um modo geral, a administração de Lula pretende focar inicialmente em obras paralisadas. O Executivo federal pretende atingir até R$ 1 trilhão em investimentos em quatro anos, unindo o Orçamento da União, parcerias público-privadas (PPP), concessões e de estatais.

Fonte: Brasil 247