Semana da Diretoria foi de trabalho intenso de base e mobilização nas bases em prol do ACT da categoria

De 7 a 11 de agosto

A diretoria do Sindipetro-LP iniciou a semana realizando conversas com os Grupos 4 e 5 da Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC) e da Termoelétrica Euzébio Rocha. Essas mobilizações têm como objetivo preparar a categoria para o acordo coletivo de trabalho (ACT). Embora alguns avanços tenham sido alcançados nos Grupos de Trabalho (GTs) ao longo dos últimos meses de negociação, é evidente que ainda há muito a ser feito para garantir os direitos dos trabalhadores. As conversas acontecerão em todas as bases e com todos os grupos de turno e administrativos, visando preparar os trabalhadores para possíveis enfrentamentos e greves, caso seja necessário, a fim de assegurar a defesa de seus direitos. No mesmo dia, teve início o Plantão Dap, que acontece de segunda a sexta-feira na sede e subsede do Sindicato.

No mesmo dia, também ocorreu uma Reunião com os diretores liberados e a 2ª Reunião Ordinária da CIPLAT P-66.

Na terça-feira, 8 de agosto, o trabalho de base continuou com conversas com os trabalhadores do Terminal de Pilões, em Cubatão, e da UTGCA, em Caraguatatuba, sobre o Acordo Coletivo da categoria e a campanha salarial. A Diretoria também esteve reunida com a gestão da RPBC para tratar dos casos de assédio moral que estão correndo na destilação conforme denúncias feitas pelos trabalhadores. Em pauta também, os casos críticos em adoecimento mental devido as transferências obrigatórias de outros estados para a refinaria.

As ações prosseguiram no dia 9 de agosto, com a campanha intensa pelo acordo coletivo dos petroleiros nas bases do Sindipetro Litoral Paulista. A mobilização ocorreu no terminal Alemoa, em Santos, onde a categoria demonstrou sua disposição em lutar pelo retorno de benefícios retirados, como o programa Jovem Universitário, e pela retomada da AMS sob a gestão da Petrobrás, entre outras pautas. No mesmo dia, audiências aconteceram sobre a Equalização AMS na 15ª Vara do Trabalho e sobre a Ação de Banco de Horas Plataformas ACT 2020/2022 na 74ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro. A diretoria também esteve no aeroporto de Jacarepaguá, acompanhando o embarque e desembarque dos trabalhadores das plataformas até quinta-feira.

No dia 10 de agosto, as ações em prol do ACT continuaram em diferentes locais, incluindo Cubatão, Litoral Norte e Jacarepaguá. Os dirigentes do Sindipetro-LP distribuíram boletins da categoria tratando do ACT e das demandas das unidades. A data base é em 1º de setembro e a entrega da pauta de reivindicações à gestão do Sistema Petrobrás já foi realizada. Além disso, houve a gravação do podcast "Papo Aberto" com candidatos dos conselhos deliberativos e fiscais da Petros, bem como conversas com esses candidatos na sede do Sindicato, em Santos, e por videconferência na subsede, em São Sebastião. Houve também uma reunião da CIPLAT na P-67 com a participação do diretor do Sindipetro-LP, Eduardo Freire.

No dia 11 de agosto, uma Ação Social ocorreu na Comissão de Desempregados de Cubatão e nos Sindicatos da União Sindical de Cubatão, com a participação de sindicatos dos petroleiros, construção civil, metalúrgicos e Associação dos Trabalhadores Desempregados de Cubatão. Essa campanha especial foi focada na saúde dos trabalhadores da região, oferecendo atividades e serviços para conscientização sobre a importância do cuidado físico e mental. Também houve mais um dia de mobilização na RPBC, UTE-EZR, e UTGCA em prol do ACT da categoria. A Diretoria do Sindipetro-LP continua percorrendo as unidades do Litoral Paulista para dialogar sobre a Campanha Salarial. A semana encerra com assunto reunião entre a FUP e FNP para tratar de Petros, adoecimentos mentais e retorno dos petroleiros aos seus estados de origem.

A participação massiva nas atividades e mobilizações sindicais é fundamental em um ano de grandes expectativas de melhoria devido à nova gestão na empresa. Houve ainda uma reunião jurídica da FNP e uma reunião da Comissão Permanente - AMS.