Semana da Diretoria teve mobilização pelo ACT, trabalho de base e reuniões para resolver pendências nas unidades

De 14 a 18 de agosto

A semana começou com novas incursões e mobilizações em prol do Acordo Coletivo de Trabalho da categoria. Na segunda-feira (16), dirigentes do Sindipetro Litoral Paulista estiveramna Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato, em Caraguatatuba, conversando com a força de trabalho sobre a campanha reivindicatória deste ano e dos desafios que teremos pela frente. Além disso, convocaram a força de trabalho para participar do 2º Ato Nacional em Defesa da Petros, que acontece no dia 23 de agosto.

No período da tarde, reuniram-se com a gestão da RPBC e UTE Euzébio Rocha para tratar da transição do Turno Ininterrupto de Revezamento (TIR) de oito para o de 12 horas. O foco do encontro foi implementar a tabela aprovada pela categoria com o menor transtorno possível. Uma vez superada a discussão da cláusula de renúncia do passivo trabalhista, condicionante imposta pela gestão que administrava a Petrobrás no governo Bolsonaro, a diretoria do Sindipetro-LP esteve reunida com a gestão do RH da empresa para debater o tema. Além disso, participaram de outras reuniões: com os dirigentes liberados e de base, e com a Comissão Eleitoral Sindipetro AL/S.

Na terça-feira (25), o diretor Marcelo Lima seguiu para o aeroporto de Jacarepaguá para acompanhar o embarque e desembarque dos trabalhadores das plataformas. A presença da diretoria no aeroporto no Rio de Janeiro ocorre toda semana, de terça a quinta-feira, ocasião em que há conversas sobre o acordo coletivo e reuniões que ocorreram na semana, quando os trabalhadores também apresentam demandas e denunciam irregularidades, etc.

A diretoria participou de uma Reunião Setorial com os petroleiros da área de Destilação, para tratar dos casos de assédio moral, relacionados à gerência da unidade e supervisores, relatados pelos próprios trabalhadores.

A diretoria também participou da reunião com a FNP sobre o acordo coletivo e outras pautas, além da audiência da ação de PPP da Plataforma P-69.

Na quarta-feira (16), a diretoria do Sindicato esteve no aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, e no Terminal Almirante Barroso (Tebar), em São Sebastião, para dialogar com os trabalhadores sobre os próximos passos da campanha reivindicatória deste ano. Em pauta também a caravana para o 2º Ato Nacional Unificado em Defesa da Petros, que ocorrerá no dia 23 de agosto no Rio de Janeiro. Na 2ª Reunião Ordinária da CIPA da UTGCA.

Em campanha pelo acordo coletivo dos petroleiros nas bases do Litoral Norte, o coordenador do Sindipetro-LP, Fabio Mello, participou por telefone do programa “Jornal da 8”, na rádio Antena 8 FM, para falar sobre o aumento dos combustíveis repassado para as distribuidoras.

A quinta-feira (17) começou com mais uma rodada de conversas com os trabalhadores da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), em Caraguatatuba, e os embarcados de nossas bases que passam pelo aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Neste ano, o trabalho será árduo, já que, além de lutarmos por um acordo digno, teremos que arregaçar as mangas para reconquistar o que foi perdido ao longo dos últimos anos. Os sindicatos têm avançado em alguns pontos nos Grupos de Trabalho (GTs), mas há muito ainda pelo que lutar: fim dos equacionamentos, AMS mais forte, integralmente paga pela Petrobrás e gerida pelos petroleiros, volta do programa Jovem Universitário para todos os trabalhadores, são algumas das reivindicações que, se não forem conseguidas em mesa de negociação.

A diretoria teve também reunião de Comunicação da FNP e participou de audiência - fornecimento do ppp preenchido corretamente aos empregados lotados na plataforma P-67.

Na sexta-feira (18), a Diretoria do Sindipetro-LP e os dirigentes dos sindicatos que compõem a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) participaram do evento de recepção aos novos empregados do Sistema Petrobrás. Os diretores da FNP presentes apresentaram aos petroleiros um pouco da história da entidade e contaram sobre a sua atuação combativa na defesa dos direitos da categoria, contra o desmonte e a privatização da companhia, e as perspectivas em relação ao novo governo federal. Em paralelo a isso, a Diretoria do Sindipetro-LP esteve na manhã desta sexta-feira (18) no Terminal Almirante Barroso (Tebar), em São Sebastião, juntamente com os representantes do Sindicato dos Metalúrgicos, prestando apoio aos trabalhadores da empresa SDS que entraram em greve devido ao atraso no pagamento dos salários por 14 dias. O Sindipetro já denunciou reiteradamente a política de contratação em todo o Sistema Petrobrás.

Por fim, a Diretoria também participou de uma reunião com a gerência do Tebar para tratar de demandas da unidade.