Petroleiros do LP se somam a ato em defesa da Petros e lotam ônibus em mais uma caravana ao Rio de Janeiro

vai ter luta!

No segundo grande ato em defesa dos participantes da Petros, realizado nesta quarta-feira (23), em frente ao Edifício Senado (Edisen), no Rio de Janeiro, os petroleiros e petroleiras da ativa, aposentados e pensionistas do Litoral Paulista, se uniram a outras centenas de pessoas, de toda parte do país, para cobrar da Petrobrás que pague sua divida bilionária com o fundo de previdência da categoria. A caravana do Litoral Paulista saiu às 5h desta quarta, de Santos. O ato acontece após a suspensão do Grupo de Trabalho (GT) da Petros, pela empresa, sem conclusão dos assuntos debatidos ao longo desses meses de negociação, o que inclui o pagamento da dívida que a Petrobrás tem com a Petros.

A suspensão do GT, que de acordo com a empresa será para juntar as informações levantadas até então e apresentar para as esferas superiores do comando da companhia, gerou a indignação dos membros das federações e associações que participam do grupo, e que não tiveram respostas sobre o principal ponto das reuniões, que é o pagamento da dívida que a patrocinadora tem com a Petros e que poderia dar fim ao equacionamento que os petroleiros estão pagando.

Os petroleiros cobram do presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, escolhido pelo presidente Lula para o comando da empresa, o compromisso assumido por ambos de valorização dos trabalhadores petroleiros, principal ativo da companhia, e o pagamento da dívida com a Petros faz parte desse compromisso.

O ato em defesa dos participantes da Petros foi o segundo do ano e mostra a força de mobilização da categoria, que voltou ao Edisen menos de três meses após a primeira mobilização. A categoria já se mobiliza para, caso não avance as negociações com a Petrobrás, realizar caravanas de petroleiros para cobrar a empresa em Brasília.

Seguimos em luta!