Proposta de ACT da Petrobrás não contempla nenhum dos pontos reivindicados pela categoria petroleira

Podemos mais!

Em mais de seis horas de reunião, representantes das empresas do Sistema Petrobrás decepcionam com proposta que não valoriza a força de trabalho e ignora seus direitos

Depois de mais de seis horas de reunião no Edifício Senado (Edisen), a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) enfim recebeu, ontem (12/09), a primeira proposta das empresas do Sistema Petrobrás (holding, Transpetro, PBIO e TBG) para o Acordo Coletivo de Trabalho 2023-2024.

“Uma proposta bem aquém, bem longe do razoável. Ela não contempla AMS, não contempla Petros, nem regime de trabalho, tampouco banco de horas, adicionais, reajuste salarial ou plano de cargos e salários, diversidade, nada”, resumiu Adaedson Costa, secretário-geral da FNP.

“A nossa expectativa minimamente não foi alcançada. Talvez a expectativa esteja alta demais, mas o sofrimento também foi alto demais nesses últimos seis anos. Nós seguramos essa empresa, conseguimos evitar a privatização. A gente merece mais e vocês podem mais”, complementou Adaedson ainda durante a mesa de negociação.

Eduardo Henrique, também secretário-geral da Federação Nacional dos Petroleiros, acompanhou o tom de decepção, mas ponderou a oportunidade que a proposta rebaixada traz aos petroleiros e petroleiras.

“Está claro que esse copo não está meio cheio, nem meio vazio. Está quebrado”, ironizou. “Essa proposta só serve pra medir a força da categoria, a força com que nós vamos rejeitá-la. A negociação está apenas começando, mas vamos precisar de mobilização”, disse.

“A proposta está super rebaixada, mas também sabemos que não é essa a proposta que a Petrobrás vai trabalhar. É uma técnica de negociação que a empresa vai estender, empurrar pra frente, a gente sabe como funciona”, complementou.

Na reunião, os dirigentes da FNP exigiram que a Petrobrás garanta a ultratividade já nas próximas rodadas de negociação para trazer tranquilidade à força de trabalho.

Da mesma forma que a Petrobrás está propondo a antecipação do reajuste, a Federação Nacional dos Petroleiros também chamou atenção para que ela antecipe a prorrogação do auxílio-maternidade para mães não gestantes, pois temos várias petroleiras nesta condição e não seria razoável aguardar o desfecho do ACT.

BAIXE AQUI A PRIMEIRA PROPOSTA DE ACT DAS EMPRESAS DO SISTEMA PETROBRÁS

Representação sindical na Amazônia

A primeira parte da reunião, no entanto, foi dedicada a tratar da disputa judicial, endossada pela Petrobrás no cumprimento imediato de uma decisão de 1ª instância, em torno do direito à representação sindical no Complexo de Urucu (AM), base legítima e legal do Sindipetro PA/AM/MA/AP.

Os dirigentes foram enfáticos em repudiar a intromissão da Petrobrás em uma questão sensível e de interesse apenas dos trabalhadores, não da empresa. “Pedimos que vocês reanalisem o que fizeram”, solicitou Adaedson.

Próximos passos da campanha reivindicatória

A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) se reúne ainda hoje (13/09) pela manhã com dirigentes da Federação Única dos Petroleiros (FUP) para fazer uma avaliação e balanço comum desta primeira rodada de negociação.

Fique atento ao nosso site e redes sociais para saber sobre os próximos passos da negociação do Acordo Coletivo 2023-2024.

E com o firme propósito de RECONSTRUIR A PETROBRÁS E RECUPERAR DIREITOS.

FNP, A LUTA É PRA VALER!

BAIXE AQUI A PRIMEIRA PROPOSTA DE ACT DAS EMPRESAS DO SISTEMA PETROBRÁS