Sindicatos da Federação Nacional dos Petroleiros indicam rejeição à proposta de Acordo Coletivo da Petrobrás

ACT

Sindicatos da Federação Nacional dos Petroleiros realizarão assembleias para mobilizar as bases na defesa de um ACT robusto e que valorize a categoria petroleira; PARTICIPE DAS ASSEMBLEIAS

A contraproposta de Acordo Coletivo de Trabalho apresentada pela Petrobrás não atende ou sequer responde a pauta aprovada no congresso da categoria. Por isso, a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) entende que ela está rejeitada e sinaliza esse indicativo para as suas bases, que organizarão assembleias nos próximos dias.

No entanto, a Petrobrás deve prorrogar imediatamente a ultratividade aplicada até o final de setembro, para que não haja prejuízo às rodadas seguintes de negociação.

A FNP vai assinar o termo de antecipação do reajuste salarial. Porém, irá requerer também a inclusão da cláusula de licença maternidade para mães não gestantes no documento, por entender a urgência da efetivação desse direito – e o consequente prejuízo de postergar até o final da negociação.

Nós, da FNP, construiremos junto à categoria petroleira a rejeição de qualquer proposta de Acordo Coletivo de Trabalho com cláusulas que aprofundem ataques ou deem continuidade às políticas dos governos Temer e Bolsonaro, como por exemplo, nas cláusulas sobre AMS, teletrabalho ou do dia do desembarque.

Exigimos uma negociação que, de fato, represente o atual mantra da empresa de “atenção total às pessoas”, ou seja, que respeite suas trabalhadoras e trabalhadores da ativa, aposentadas (os) e pensionistas.

Nos próximos dias, os sindicatos integrantes da FNP convocarão assembleias para mobilizar a categoria petroleira a fim de rejeitar com força total a proposta natimorta da companhia.

Vamos construir uma mobilização em defesa de uma Petrobrás 100% estatal, a serviço do povo brasileiro, que respeite e valorize os seus empregados.

RECONSTRUIR A PETROBRÁS E RECUPERAR DIREITOS.

Leia na íntegra o ofício enviado à Petrobrás [CLIQUE AQUI]

Fonte: FNP