Diretoria teve reuniões, participação em análises de acidentes, cursos e assembleias nas bases, sede e subsede

Semana de 18 a 22 de setembro

A agenda da diretoria do Sindipetro-LP esteve cheia de atividades, nesta semana. Na segunda-feira (18), no Litoral Norte, a diretoria acompanhou a apuração da Eleição CIPA do Terminal de São Sebastião. A diretoria participou ainda da comissão de análise e aprendizagem do acidente ocupacional ocorrido na P-70.

Ainda na segunda, o coordenador do Sindipetro-LP, Fabio Mello, participou do Programa Manhã RBA Litoral. Na entrevista, Mello falou sobre preço dos combustíveis e do papel da Petrobrás na transição energética, na produção de energia limpa. Mello comentou ainda sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) permitindo que se cobre dos não associados de sindicatos a Contribuição Assistencial. Veja aqui.

Na terça-feira (19), o diretor Marcelo Lima amanheceu no aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, acompanhando o embarque e desembarque dos petroleiros das plataformas, conversando sobre acordo coletivo e sobre as assembleias que seriam realizadas nas unidades offshore, além de tomar nota das demandas específicas de cada unidade.
O plantão em Jacarepaguá acontece de terça à quinta-feira.

Seguindo o calendário de assembleias nacionais, organizado pela FNP/FUP, os trabalhadores do turno da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), em Caraguatatuba, deliberam na manhã de terça-feira sobre a pauta de ACT, proposta pela gestão da Petrobrás, e sobre assembleia permanente. Em Cubatão, os petroleiros do Grupo 5 da RPBC e UTE Euzébio Rocha rejeitaram, por unanimidade, a proposta da empresa, reafirmando a tradição de luta do Litoral Paulista.

Os diretores do sindicato participaram na terça de reunião de diretoria com os dirigentes da FNP. A diretoria esteve também em reunião com o RH, para tratar de transferências e outros assuntos e participou também da comissão de análise e aprendizagem do acidente ocupacional ocorrido na P-70, onde puderam entrevistar o trabalhador que sofreu o acidente na plataforma.
Na quarta-feira (20), a diretoria continuou a rodada de assembleias no Tebar, para votação do pessoal do turno. A assembleia aconteceu também no Terminal da Alemoa, na RPBC, UTE-EZR e no Terminal de Pilões. Os petroleiros e petroleiras do Litoral Paulista rejeitaram massivamente a primeira proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da Petrobrás.

Em mais um dia de assembleias nas bases do Sindipetro-LP, a manhã de quarta-feira (20) começou com deliberação No Terminal da Alemoa, em Santos, e na UTGCA, em Caraguatatuba, e no aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, na RPBC, em Cubatão. Os trabalhadores seguem rejeitando a proposta de ACT feita pela empresa. A assembleia acontece hoje presencialmente na sede e subsede com primeira chamada às 17h30 e em segunda chamada às 18h. É fundamental a presença de todos os petroleiros da ativa, aposentados e pensionistas, pois as decisões tomadas na assembleia impactarão diretamente nossas vidas e o futuro da nossa empresa.

A diretoria participou ainda: da reunião Ordinária da CIPA da UTGCA; de reunião da Comissão de AMS;  reunião de Comunicação da FNP; de Aula na Fiocruz, no Rio de Janeiro; de Audiência de Dissídio Coletivo sobre a greve de 2022 e lock out, provocado pela empresa; de reunião com a FNP sobre PCR,  Interpretação Norma Interna de Avaliação Avanço de Cargo e Remuneração.

Por fim, às 18h teve início a assembleia presencial, na sede e subsede, que terminou com a rejeição da proposta da empresa e aprovando o estado de assembleia permanente.

Na quinta-feira (21) A Diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista participou do seminário “Caminhos para o fortalecimento das Autogestões em Saúde”, promovido pela Anapar, em Brasília. O evento pretendeu discutir a atuação da Anapar na defesa dos beneficiários no âmbito do PL 7419/2006; os obstáculos aos planos de autogestão e possibilidades de superação: Resoluções CGPAR 36 e 42, CPC 33 e ataques aos planos; e como colocar a defesa dos beneficiários de planos de saúde de autogestão no mapa da Agência Nacional de Saúde e do Ministério da Saúde. No Rio de Janeiro, o diretor Marcelo Juvenal participou de reunião com Fiocruz.

O sindicato, representado pelo diretor Marcelo Lima, deu apoio ao Sindipetro-RJ nas assembleias das plataformas de Búzios, no aeroporto de Maricá.

Nesta sexta-feira (22) a diretoria participou do Curso de Metodologia e como fazer análise de conjuntura". A iniciativa é fruto da parceria entre o Núcleo Permanente de Formação do Sindipetro-LP e o IBEPS e é ministrado pelo pesquisador, Cacau Pereira. O objetivo do curso é ensinar como interpretar a realidade à luz do método materialista histórico e dialético. Ele inclui dinâmicas, práticas e carga teórica, numa abordagem crítica, científica e transformadora. Durante o curso, os alunos compreenderão conceitualmente como fazer uma análise de conjuntura e realizarão exercícios práticos nesse sentido. No Litoral Norte, o sindicato esteve na UTGCA conversando com os trabalhadores do sobreaviso sobre os próximos passos nas assembleias.

O diretor Valdemar Amaral participa ainda da Comissão de análise e aprendizagem do acidente ocupacional ocorrido na P-70.

A diretoria teve ainda rReunião com o RH Transferências,sobre o programa sentinela e demais; de reunião com a gerência da Reunião RPBC; e ao final do dia, os diretores do Litoral Norte participam de reunião de diretoria, para pautar as demandas que serão debatidas na reunião com a gerência da UTGCA.

Apesar dos inúmeros compromissos do sindicato, a diretoria segue firme na luta! Vamos em frente.