Em nova mesa, Federação Nacional dos Petroleiros cobra ganhos reais proposta de remuneração

ACT 2023

Hoje (27/09), a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) se reuniu novamente com o RH da Petrobrás para tratar desta vez a respeito de remuneração, vantagens e relações sindicais.

Os dirigentes cobraram avanços concretos na remuneração da categoria petroleira, com uma proposta que inclua ganhos reais (além da reposição da inflação), levando em consideração os anos de 2019 e 2020, quando o reajuste foi de apenas 70% da inflação e no ano seguinte nada foi reajustado no salário dos trabalhadores do Sistema Petrobrás.

Ainda sobre remuneração, foi enfatizado à companhia que os empregados da Petrobrás Biocombustível (PBIO) carecem de reajuste adequado, porque não tiveram aumento em 2022.

Vantagens
No ponto de vantagens, a FNP explicitou que, para a Petrobrás prestigiar todos os trabalhadores, é importante que se garanta a isonomia entre os adicionais onshore e offshore, já que existem atividades específicas que não possuem adicionais em detrimentos de outas.

São os casos dos adicionais de campos terrestres, adicional de apropriação e o adicional de regime especial de campo.

Novamente foi cobrada a extensão do Adicional AM para Adicional de Permanência na Amazônia Legal, pela maior faixa, contemplando todos os empregados lotados nos estados da região, incorporando aqueles transferidos após 2019 que hoje não recebem o adicional.

Relações sindicais
Os diretores da Federação Nacional dos Petroleiros reforçaram que, ao longo dos últimos seis anos, foram atacados reiteradamente pelas gestões da Petrobrás, sobretudo no governo Bolsonaro.

“Perdemos muitos direitos e as direções sindicais foram alvos diretos das investidas do último governo, que reduziu muitas liberações entre as diretorias dos sindicatos e das federações”, disse Adaedson Costa, secretário-geral da FNP.

Também foi cobrada a isonomia nas liberações entre as duas federações de petroleiros, na holding e subsidiárias.

Pedido de nova mesa temática
Ainda no encontro de hoje, a FNP solicitou à Petrobrás uma nova mesa nessa rodada de comissões temáticas do ACT 2023-2024 para tratar de avanços nos eixos PLR, PCAC, PPP, periculosidade pra valer, Petros, segurança no emprego, efetivo, anistia, direitos dos novos empregados, teletrabalho e terceirização, que até então não foram abordados pela companhia e não foram relacionados nesta rodada de mesas temáticas.

Cada um desses pontos foi minuciosamente explicado para os representantes da companhia e a sua necessidade de implementação e melhorias.

Para a reconstrução da Petrobrás acontecer de fato, é necessário valorizar a sua força de trabalho, que, além de ter mantido a empresa e lutado contra a privatização, tem muito trabalho pela frente.

A organização continua sendo o único caminho para a categoria petroleira.

Fonte: FNP