Sindipetro-LP participa de live “70 anos da Petrobrás e a defesa das estatais” promovida pelo Fórum Sindical

Nesta quinta (28), às 18h30

Nesta quinta-feira (28), o secretario geral da Federação nacional dos Petroleiros (FNP) e diretor do Sindipetro-LP, Adaedson Costa, participa da live “70 anos da Petrobrás e a defesa das estatais” promovida pelo Fórum Sindical. Participam da live Deyvid Bacelar (FUP), Sania Mara (Plataforma e MAB), Ikaro Chaves (Eletrobras), Rosimeri Leodoro (Correios), Beto Palmeira (MPA), Daiane Araújo (UNE).

O debate será transmitido a partir das 18h pela página do Facebook do sindicato (clique aqui) e no youtube da Revista Fórum (clique aqui). O tema remete ao aniversário da Petrobrás, comemorado no dia 3 de outubro, quando a maior empresa do país completa 70 anos.

Apesar de a data ser de comemoração, a Petrobrás precisa urgentemente ser reconstruída já que nos últimos governos foi irresponsavelmente dilapidada, com a venda de ativos a preços muito abaixo de seus valores reais, enquanto o “lucro” dessas vendas foi  repassado como dividendos enchendo o bolso dos acionistas.

A live pretende mostrar que é possível ter uma Petrobrás integrada, “do poço ao posto”, movimentando a economia, alavancando a produção industrial do país, gerando empregos, ao mesmo tempo em que entrega lucro aos acionistas, como em um passado recente. Além disso, irá tratar da defesa das estatais que ainda correm o risco de privatização. Haja vista, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, tem um projeto em curso de privatização da Sabesp. A privatização das estatais no Brasil é uma medida que levanta sérias preocupações. Embora seus defensores argumentem que isso pode melhorar a eficiência e a gestão das empresas, a realidade é bem diferente. Ao transferir o controle das estatais para o setor privado, o país corre o risco de perder o controle sobre setores estratégicos da economia, como energia, água e transporte. Isso pode resultar em aumentos significativos de tarifas e preços para a população, tornando serviços essenciais inacessíveis para a população mais pobre.

Assista a live, mande suas perguntas e interaja com os debatedores.