Negociação sobre ACT, participação em debates, seminários e reuniões variadas ocuparam a semana da diretoria do LP

De 25 a 29 de outubro

A segunda-feira (25) começou com uma reunião entre diretores de base e liberados, abordando diversos assuntos, incluindo o ACT 2023. Além disso, a diretoria teve uma reunião com a gerência da UTGCA, onde se destacou a retirada da câmera de monitoramento da sala de controle, medida que aliviou os constrangimentos enfrentados pelos trabalhadores.

Na terça-feira (26), a diretoria participou, junto com os diretores da FNP, de uma reunião com a direção da Petrobrás para discutir pontos importantes do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023-2024, como AMS e benefícios. Paralelamente, os diretores Marcelo Juvenal e Marcelo Lima participaram do ToxiLatin 2023, evento realizado pela Fiocruz, em Belo Horizonte, para discutir os desafios da toxicologia relacionados aos riscos ambientais e à saúde humana.

Também na terça-feira, a diretoria esteve presente na 3ª Reunião ordinária CIPA da UTGCA, Gestão 2023/2024.

Na quarta-feira (27), a diretoria participou de reunião com a FNP para discutir o acordo coletivo e outros assuntos, incluindo a realização de um ato no Rio de Janeiro, em defesa das estatais e dos servidores públicos, marcado para o dia 3 de outubro, data em que se comemora também o aniversário da Petrobrás. Além disso, a diretoria esteve em uma reunião da FNP e Petrobrás, onde cobrou avanços na remuneração da categoria e tratou dos eixos vantagens e relações sindicais.

No mesmo dia, ocorreu a reunião mensal dos aposentados e pensionistas, organizada pelo Departamento de Aposentados e Pensionistas (DAP) do Sindipetro-LP, seguida por uma confraternização dos aniversariantes do mês. A reunião abordou temas como AMS, Petros e ações judiciais do sindicato, além de pautas relacionadas ao ACT da categoria.

Na quinta-feira (28), mais um dia de negociações do Acordo Coletivo de Trabalho da categoria petroleira, com discussões sobre SMS, segurança operacional, saúde ocupacional e práticas de SMS. A FNP enfatizou a necessidade de avanços concretos na nova proposta para temas relacionados à segurança, saúde, diversidade e proteção à vida dos trabalhadores e trabalhadoras. A diretoria também participou de uma reunião de Comunicação da FNP e da conferência Saúde Mental na Fundacentro.

No mesmo dia, o coordenador geral do Sindipetro-LP, Fabio Mello, participou de um debate sobre "100 ANOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL: CONQUISTAS E DESAFIOS HISTÓRICOS" promovido pelo Núcleo de Políticas Públicas Sociais Sociais da UNIFESP. O debate pode ser acessado aqui.  A diretora Fabiola Calefi participou na quinta-feira de palestra sobre sindicalismo no Colégio Equipe.

Ainda na quinta-feira, o secretário geral da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e diretor do Sindipetro-LP, Adaedson Costa, participou de uma live sobre "70 anos da Petrobrás e a defesa das estatais" promovida pelo Fórum Sindical, que contou com a participação de representantes de diversas entidades.

Nesta sexta-feira (9), os diretores do LP, Adaedson Costa e Fabio Mello participaram da reunião do Fórum das Entidades sobre Petros. Também pela manhã, o diretor Eberton Masuzzo esteve na RPBC, conversando com os trabalhadores sobre demandas da unidade, acordo coletivo e sobre o ato do dia 3.

Seguimos para mais uma semana de luta, aguardando a categoria para o grande ato no dia 3 de outubro, no Rio de Janeiro!