Petrobrás promete priorizar empregados transferidos em novo programa de mobilidade

Avanços

Trabalhadores vítimas do programa de desinvestimento da última gestão poderão voltar para as suas regiões de origem

Ontem (04/10), a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) se reuniu com o RH da Petrobras, no Edifício Senado (Edisen), para tratar do tema efetivo e mobilidade. 

Os representantes da companhia afirmaram que, nos próximos meses, será criado novo programa Mobiliza e também um novo programa específico de mobilidade chamado “Volta pra Casa”, que dará prioridade e a devida garantia aos trabalhadores e trabalhadoras transferidos compulsoriamente por conta do programa de desinvestimento da gestão anterior.

Esses empregados que se inscreverem no novo programa terão garantidos, se assim for de interesse, a repatriação para as unidades/cidades de origem, com o devido planejamento e previsibilidade.

A companhia ainda informou que, conforme o ingresso dos novos petroleiros que estão sendo convocados nos concursos vigentes, os empregados transferidos voltarão paulatinamente para as suas regiões.

E mais urgente agora: 156 casos críticos — já mapeados pelo programa Sentinela, pela área de saúde e pelos RHs locais —  já são tratados como prioridade pela Petrobrás, com a perspectiva de repatriação até dezembro deste ano. A companhia ainda informou ter resolvido 26% desses casos.

Alguns pontos sensíveis, como garantia de adicionais e regime, que são tão importantes para a tranquilidade dos trabalhadores e trabalhadoras que aderirem ao programa, também foram apresentados em mesa pela FNP e serão analisados pela gestão da companhia, a fim de não se causar ainda mais transtornos.

Afinal, questões econômicas não podem ser um empecilho diante dos números da Petrobrás.

Já o novo Mobiliza permitirá que os demais empregados solicitem a transferência para uma diretoria diferente da sua atual.

Quadro efetivo
Na reunião, FNP e Petrobrás também trataram da demanda como um todo no quadro efetivo da companhia.

A Petrobrás apresentou um cronograma de contratação e treinamento dos futuros petroleiros aprovados nos últimos dois concursos públicos.

Os entrantes de nível médio e de nível superior já estão sendo convocados. Uma nova rodada de contratações deve acontecer em novembro.

A companhia trabalha ainda na elaboração de um futuro novo concurso de nível técnico.

Existe a previsão de uma outra reunião do fórum de efetivo e mobilidade para a próxima semana.

Fonte: FNP