Outubro Rosa: Um Mês de Conscientização e Prevenção do Câncer de Mama e Colo do Útero

Previna-se!

A chegada de outubro marca o início da Campanha Outubro Rosa, uma mobilização mundial que tem como objetivo alertar mulheres e a sociedade em geral para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, do câncer de colo do útero no Brasil e em diversas partes do mundo. Com a cor rosa iluminando monumentos estaduais, municipais, fachadas de empresas, como a do Sindipetro Litoral Paulista, essa campanha chama a atenção para um mês dedicado à prevenção, um período que salva vidas.

O câncer de mama é a forma mais prevalente de câncer que afeta as mulheres no Brasil e no mundo. De acordo com as estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil. Portanto, falar sobre essa doença não deve se limitar ao Outubro Rosa; é essencial para lembrar a importância do diagnóstico precoce, o qual aumenta significativamente as chances de cura e ajuda a promover uma vida mais saudável.

Embora não seja possível prever quando o câncer de mama surgirá, é fundamental entender que é possível prevenir sua ocorrência com uma alimentação equilibrada, pouco gordurosa, rica em nutrientes e com baixo teor de açúcares. Além disso, o consumo leve a moderado de álcool pode contribuir para o desenvolvimento do câncer, principalmente o de mama. Um estudo realizado pela Escola de Saúde Pública de Harvard e pelo Hospital da Mulher de Brigham, nos Estados Unidos, revelou que mesmo uma dose diária de álcool pode aumentar o risco de uma mulher desenvolver câncer, com destaque para o câncer de mama.

O sedentarismo também está associado ao aumento do risco de câncer de mama. Uma pesquisa brasileira publicada na revista Nature demonstrou que a falta de exercícios físicos foi responsável por pelo menos 12% das mortes causadas pela doença entre 1990 e 2015. Portanto, adotar um estilo de vida ativo é fundamental para a prevenção.

Os sintomas mais comuns do câncer de mama incluem a presença de caroços na região da mama, secreções no mamilo, pele enrugada e endurecida, vermelhidão, feridas e coceiras. Além disso, o autoexame e mamografias regulares a partir dos 40 anos (ou a partir dos 30 anos para mulheres com histórico familiar da doença) são recomendados pela Sociedade Brasileira de Mastologia e pelo Ministério da Saúde.

A conscientização e a prevenção do câncer de mama e de colo do útero são fundamentais, e o Outubro Rosa nos lembra disso. Saúde deve sempre vir em primeiro lugar. Previna-se!