Semana com atos pelos 70 anos da Petrobrás, reuniões sobre ACT e outras atividades da diretoria do Sindipetro-LP

De 2 a 6 de outubro

A semana da diretoria tem sido movimentada, com reuniões sobre o acordo coletivo da Petrobrás, comemorações e mobilizações pelo aniversário da Petrobrás e mais atividades.

Na terça-feira (3), as atividades começaram com a reunião de diretoria da FNP. Na sequencia, Adaedson Costa, secretário geral da FNP e diretor do Sindipetro-LP, esteve no Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), no Rio de Janeiro, para participar da cerimônia em comemoração aos 70 anos da Petrobrás. O evento contou com a presença do presidente da empresa, Jean Paul Prates, da diretoria executiva, sindicalistas, entre outras autoridades e representantes do setor de energia.

Ainda na terça, a diretoria conduziu a caravana que partiu de Santos, com os aposentados e pensionistas e trabalhadores da ativa, rumo ao Rio de Janeiro, onde se juntaram a diversas categorias de trabalhadoras e trabalhadores, movimentos sociais, estudantes, entre outros, em um ato unificado em defesa das estatais, pela reconstrução da Petrobrás e pela retomada do Estado Brasileiro e em comemoração dos 70 anos da Petrobrás.

Na quarta-feira, o diretor Fabio Mello participou da reunião de Efetivo e Transferências, no Rio de Janeiro, onde receberam a notícia do programa “Volta Pra Casa”, criado pela Petrobrás, para beneficiar os petroleiros transferidos compulsoriamente na última gestão. O diretor Marcelo Lima participou ainda de reunião com a Fiocruz sobre estudo relacionado à Covid longa.

Na quinta-feira (5), o Dia Nacional de Luta Contra a Exposição ao Benzeno, celebrado em todo o país, foi lembrado no Litoral Paulista com panfletagem e conversas com os trabalhadores da RPBC e UTE-EZR, em Cubatão.

No mesmo dia, o diretor Adaedson Costa participou de entrevista sobre os caminhos que a empresa deve seguir rumo a uma soberania energética popular, no canal Meteoro, no Youtube.

A diretoria participou também de reunião de Comunicação da FNP, e com o gerente executivo de SMS da Petrobrás.

Nesta sexta-feira (6), Adaedson participou de um ato na Torre Pituba, edifício sede da Petrobrás, em Salvador, em comemoração aos 70 anos da Petrobrás, em defesa das estatais e pela reestatização da Refinaria Landulpho Alves, que foi "rifada" no governo Bolsonaro. A mobilização contou com a participação de movimentos sociais, da juventude, populares e estudantil do Sindipetro Bahia, FUP, Astape, Abraspet, Aepet, Cepes, CUT e CTB.

A diretoria se divide ainda, participando de reunião com a empresa Provac e sindicatos, de Reunião na P-70 e em reunião diretoria de base da UTGCA.

Seguimos na luta!