Dia Mundial da Saúde Mental: a luta contra o adoecimento mental é uma tarefa coletiva e merece atenção

Dia 10 de outubro

No dia 10 de outubro, celebramos o Dia Mundial da Saúde Mental, uma oportunidade crucial para refletir sobre a importância do cuidado com o nosso bem-estar mental e emocional. No Brasil, como em muitas partes do mundo, a saúde mental é uma questão que merece atenção urgente e ação decisiva.

De acordo  com  o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os índices de afastamentos por doenças mentais no Brasil têm apresentado um crescimento preocupante. O estresse, a ansiedade, a depressão e outros transtornos mentais têm se tornando causas frequentes de afastamento do trabalho. Isso não apenas afeta a qualidade de vida dos indivíduos, mas também impõe um peso significativo às empresas e à economia do país.

Os dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre afastamentos por motivos relacionados à saúde mental revelam uma tendência preocupante e crescente. Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de pessoas que precisaram se afastar do trabalho devido a transtornos mentais, como depressão, ansiedade, transtorno bipolar e outros problemas emocionais e psicológicos.

Essa tendência reflete não apenas uma maior conscientização sobre a importância da saúde mental, mas também a pressão crescente que muitos indivíduos enfrentam em suas vidas pessoais e profissionais. Alguns dos principais pontos a serem considerados em relação aos dados do INSS sobre afastamentos por saúde mental incluem:

Crescimento das Solicitações de Auxílio-Doença: Os pedidos de auxílio-doença relacionados a transtornos mentais têm aumentado substancialmente. Isso demonstra que mais pessoas estão reconhecendo a necessidade de buscar apoio financeiro durante períodos em que sua saúde mental está comprometida.

Estigma e Barreiras ao Acesso ao Tratamento: Apesar do aumento nas solicitações de auxílio-doença por motivos de saúde mental, muitas pessoas ainda enfrentam o estigma em torno desses transtornos. Isso pode tornar difícil para algumas pessoas buscar ajuda e tratamento precocemente, o que pode prolongar o tempo de afastamento.

Necessidade de Intervenções Preventivas: É crucial que as empresas e instituições implementem medidas preventivas, como programas de saúde mental no local de trabalho, treinamento para gerenciamento do estresse e políticas que promovam o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Prevenir o adoecimento mental é tão importante quanto tratar aqueles que já estão enfrentando problemas.

Importância do Acesso a Tratamento e Apoio: O acesso a tratamento de qualidade e apoio psicossocial desempenha um papel fundamental na recuperação das pessoas afetadas por doenças mentais. Garantir que os sistemas de saúde ofereçam serviços acessíveis e eficazes é fundamental para reverter essa tendência.

É importante destacar que esses números não refletem apenas estatísticas; eles representam vidas e histórias de pessoas que enfrentam desafios emocionais e psicológicos. É essencial que a sociedade e as empresas reconheçam a importância da saúde mental e implementem medidas eficazes para combater essa preocupante tendência.

Combatendo o Estigma e Promovendo o Bem-Estar Mental

A superação dos desafios da saúde mental começa com a conscientização e a redução do estigma em torno das doenças mentais. Devemos criar um ambiente onde as pessoas se sintam à vontade para buscar ajuda e apoio sem medo de discriminação ou preconceito.

Além disso, é fundamental promover práticas de autocuidado e bem-estar mental no ambiente de trabalho. Empresas e organizações podem desempenhar um papel crucial ao implementar programas de saúde mental, oferecer treinamento sobre gerenciamento do estresse e criar políticas que incentivem um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal.

O Adoecimento Mental na Categoria Petroleira

A categoria petroleira é uma das muitas que enfrenta desafios significativos em relação à saúde mental. As condições de trabalho muitas vezes envolvem pressões extremas, jornadas longas e isolamento em plataformas offshore, o que pode contribuir para o adoecimento mental dos trabalhadores, unidades sucateadas e redução de efetivo.

Nesse contexto, é essencial que os gestores da Petrobrás e da Transpetro reconheçam os riscos específicos enfrentados pelos trabalhadores e implementem políticas de prevenção e suporte adequadas. Isso inclui acesso a serviços de saúde mental, programas de conscientização e treinamento para gerenciamento do estresse.

O Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista ciente dos casos que vem ocorrendo na categoria petroleira disponibiliza serviços de psicologia e de assistência social para associados e dependentes habilitados. As duas profissionais estão disponíveis para atendimento e prestar suporte aos que estão passando por momento delicado. Para isso, basta entrar em contato na sede, em Santos, para agendar horário para sessão de terapia ou comparecer ao local para falar diretamente com a assistente social.

O Dia Mundial da Saúde Mental é um lembrete importante de que todos nós devemos cuidar da nossa saúde mental e apoiar aqueles que enfrentam desafios emocionais e psicológicos. No Brasil e no Sistema Petrobrás, a luta contra o adoecimento mental é uma tarefa coletiva que envolve governos, empresas, profissionais de saúde e a sociedade em geral. Com esforços conjuntos, podemos construir um ambiente mais saudável e acolhedor para todos.