Petrobrás anuncia novos recordes de produção operada de óleo e gás no terceiro trimestre de 2023

3,98 milhões de barris de óleo

A Petrobrás bateu um novo recorde de produção operada de óleo e gás no terceiro trimestre de 2023, chegando à marca de 3,98 milhões de barris de óleo equivalente (boe), conforme anunciado pela empresa nesta segunda-feira (16).

A produção da Petrobrás registrou um aumento de 7,8% no terceiro trimestre de 2023, quando comparada ao segundo trimestre deste ano.

Outro recorde da Petrobras foi a produção mensal de setembro, cujo volume foi de 4,1 milhões de barris de óleo equivalente (boe), apresentando um aumento de 6,8% na comparação com o mês de agosto.

“Esse resultado se deve principalmente ao crescimento da produção (ramp-up) das plataformas Almirante Barroso, que opera no campo de Búzios, e P-71, no campo de Itapu – ambas no pré-sal da Bacia de Santos – e das unidades Anna Nery e Anita Garibaldi, nos campos de Marlim e Voador – que operam na Bacia de Campos”, explicou a Petrobras.

A companhia ainda informou uma baixa no número de paradas para manutenção das plataformas no período.

Mais um recorde da Petrobras foi o de produção operada do pré-sal em setembro, quando a empresa alcançou 3,43 milhões de boe nessa camada.

Por fim, a empresa diz que vem revisando a sua expectativa e projeção de produção operada de óleo e gás. O novo guidance vai ser anunciado em 9 de novembro de 2023, assim como o resultado da Petrobras do terceiro trimestre.

Petrobrás alcança alto nível de uso de suas refinarias
A Petrobrás divulgou na semana passada que suas unidades de refino alcançaram o nível de 97% de uso em setembro, atingindo essa marca pelo 2º mês seguido.

Assim, o Fator de Utilização Total (FUT) das refinarias da Petrobras chegou em 95,8% no terceiro trimestre de 2023 (3T23), sendo este o melhor resultado desde o ano de 2014.

A Refinaria de Paulínia (Replan) também bateu recorde de uso em setembro. Com isso, a maior refinaria do Brasil processou uma média de 427 mbpd (com um FUT de 98,4%), somando 12,8 milhões de barris de petróleo refinados no mês, o que representa o maior patamar desde fevereiro de 2015.

No terceiro trimestre deste ano, a Petrobras também ultrapassou os recordes na produção de derivados como o diesel S-10 e gasolina, que alcançaram 464 mbpd e 423 mbpd, respectivamente, o que é o melhor resultado desde o último trimestre de 2013.

“As marcas expressivas de produção de derivados no terceiro trimestre deste ano foram obtidas levando em conta a elevada confiabilidade e disponibilidade operacional das unidades de refino da companhia, conjugadas com a eficiência das operações de logística e de atendimento ao mercado, e suportadas por soluções robustas de tecnologia e digitalização de processos”, conclui a Petrobrás.

Fonte: Suno