Sindipetro-LP cobra melhorias no “Caminho Seguro” e acesso dos contratados pela Portaria 1

Segurança em prmeiro lugar

O Sindipetro Litoral Paulista foi recentemente informado sobre a possibilidade de restrição de acesso de alguns trabalhadores contratados na Portaria 1 da RPBC, com a permissão de entrada e saída somente pela Portaria 10. Esta notícia tem gerado preocupação entre os petroleiros contratados, uma vez que a entrada pela Portaria 10 atualmente só é possível por meio de transporte coletivo, devido à interdição do túnel causada pela obra de duplicação da linha ferroviária pela empresa Rumo Logística.

Ironicamente, o caminho que é popularmente conhecido como "caminho seguro", que conecta o posto de atendimento do trabalhador (PAT Cubatão), à RPBC na Portaria 10, passando por baixo do viaduto, não faz jus ao nome. Atualmente o caminho, que nunca foi bom, agora está em condições precárias, desprovido de segurança e sinalização adequada, o que o torna um perigo potencial para quem se aventura a utilizá-lo.

Diante dessa situação, o Sindipetro-LP entrou em contato com a Petrobrás, solicitando que a empresa interfira no caso e cobre da Rumo Logística, da Prefeitura e da Ecovias, a fim de resolver o problema e adequar o local. A intenção é garantir a segurança e a comodidade dos trabalhadores que precisam acessar a Portaria 10.

Enquanto essas negociações estão em curso, a diretoria do Sindipetro-LP fez um pedido importante para a empresa: que todos os funcionários possam manter o acesso à Portaria 1 por meio de seus crachás, para permitir que, em caso de necessidade de resolver qualquer problema na cidade, as pessoas possam se deslocar de forma segura pela Portaria 1. Isso é especialmente importante, considerando que a Portaria 10 é atualmente de uso exclusivo para veículos.

O Sindipetro Litoral Paulista continuará acompanhando de perto esse caso e fornecerá atualizações à medida que a situação evoluir. A prioridade é garantir que os trabalhadores tenham acesso seguro às instalações da Petrobrás enquanto as questões de infraestrutura e segurança são resolvidas.