Diretoria da FNP encaminha ofício a gestão da Petrobrás notificando sobre a rejeição da 2ª contraproposta

ACT 2023-2024

Documento reforça a preocupação da categoria petroleira com o entrave da AMS e a necessidade de se avançar nos direitos dos trabalhadores (da ativa, aposentados e pensionistas) para a reconstrução coletiva da Petrobrás

Na última sexta-feira (27), a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) enviou um ofício à Petrobrás para comunicar a rejeição massiva da categoria petroleira à 2ª contraproposta da empresa, apresentada no dia 09/10.

Organizados em assembleias através dos Sindipetros Litoral Paulista (LP), Rio de Janeiro (RJ), São José dos Campos (SJC), Alagoas/Sergipe (AL/SE) e Pará, Amazonas, Maranhão, Amapá (PA/AM/MA/AP), entre os dias 11/10 e 26/10, petroleiros e petroleiras refutaram de forma determinada a proposta rebaixada, que não reconhece os esforços e o papel determinante dos trabalhadores nos últimos anos – inclusive na resistência à privatização da companhia.

“Cabe também ressalvar a necessidade de avanços nos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, bem como dos aposentados e pensionistas, para juntos reconstruirmos a Petrobrás”, destaca o documento, que reforça o entrave na AMS como a principal preocupação da categoria petroleira.

A FNP ainda informou que a rodada de mobilizações, que vai abranger todos os setores da categoria até a próxima quarta-feira (01/11). E sinalizou à Petrobras aguardar a próxima rodada de negociações do ACT 2023-2024 a partir de 06/11/2023.

Fonte: FNP