Diretoria do Sindipetro-LP participa do 98º Encontro Presencial Fórum Acidentes de Trabalho, em São José

30 anos de acidentes

A Diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista esteve presente nesta sexta-feira (10)  no 98º Encontro Presencial Fórum Acidentes de Trabalho: lançamento do livro 30 anos de acidentes. O evento aconteceu no Auditório da Refinaria Henrique Lage (REVAP), em São José dos Campos. O MPT da 15ª Região financiou a edição do livro e a vinda do autor ao Brasil.

O livro foi escrito por Jean-Christophe Le Coze que é diretor de pesquisa no INERIS (Instituto Nacional do Meio Ambiente Industrial e Riscos) na França e supervisiona um programa de pesquisa sobre a avaliação e gestão de sistemas complexos de segurança crítica. A edição levanta as seguintes questões: Por que razão, após trinta anos de investigação no domínio da segurança industrial, continuam a ocorrer acidentes? Deveríamos repensar criticamente o legado das abordagens atualmente disponíveis no domínio da segurança? Como podemos abordar este problema dando o necessário passo atrás em relação à sua grande complexidade? 

Apesar de a obra poder ser baixada pela internet (clique aqui), o Sindipetro-LP irá receber alguns exemplares da edição e sorteará para os interessados. Para participar do sorteio basta se inscrever pelo telefone (13) 3202 1100. O encontro foi  gravado e disponibilizado posteriormente no canal https://www.youtube.com/user/ForumAcidentes.

Revap
O local da divulgação do livro não foi escolhido à toa. Na Revap, em São José dos Campos, ocorreu o pior acidente já registrado na unidade, há 42 anos, que matou 10 trabalhadores, entre os quais uma trabalhadora grávida. Nove dessas pessoas morreram instantaneamente.
A tragédia foi causada por conta de um vazamento de gás sulfídrico do tanque 42313.