Federação Nacional dos Petroleiros se reúne para avaliação da proposta de ACT apresentada pela gestão da empresa

Direitos

A diretoria colegiada da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) se reuniu na manhã do último sábado (18/11) em prosseguimento de reunião iniciada no dia anterior para avaliação da proposta de ACT apresentada pelo Sistema Petrobras, cuja última versão da carta de apresentação foi entregue esta madrugada. Os departamentos jurídicos da federação e dos sindicatos estão realizando análise minuciosa do conteúdo enviado pela Petrobras.

Foram identificadas e debatidas lacunas e limites em questões estruturais no texto de conjunto (isonomia, AMS, reparação de perdas, entre outros), além de cláusulas que não refletiram pontos acordados em mesa. Diante de tal cenário, a FNP discutiu a necessidade da proposta ter mais avanços, de modo que o ACT reconheça o esforço da categoria petroleira nos últimos anos.

Com este objetivo, a FNP realizará reunião em breve, ainda sem data definida, com a FUP, para procurar consensos sobre os próximos passos da campanha reivindicatória. Do mesmo modo, a FNP enviará ofício à direção da Petrobras solicitando reunião para esclarecimentos sobre aspectos da minuta e adequação ao discutido nas negociações.

É fundamental que a categoria se mantenha atenta às publicações e redes sociais dos sindicatos, pois nos próximos dias serão divulgadas atualizações importantes para a sequência da campanha do ACT 2023, como o indicativo e o calendário de assembleias.