Petroleiros contratados protestam contra problemas na qualidade da alimentação e de contratos na RPBC

Na luta

Na manhã desta segunda-feira (27), a União Sindical de Cubatão, composta pelos sindicatos dos petroleiros, construção civil, metalúrgicos e pela comissão dos desempregados de Cubatão, esteve na Portaria 10 da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão. O objetivo foi discutir diversos problemas enfrentados pelos trabalhadores. Entre os temas abordados, destacam-se a qualidade da alimentação, a isonomia alimentar em relação ao Vale Alimentação praticado por várias empresas, os aditivos dos contratos que a Petrobrás se comprometeu a aplicar para contratos superiores a um ano, especialmente para os dependentes.

A situação da Provac também foi debatida, assim como a questão do fundo garantidor, considerado insuficiente para a quitação dos contratos em vigor. A União Sindical de Cubatão demonstra estar atenta a todas as demandas dos trabalhadores e já está cobrando previamente da Petrobrás a implementação rápida das melhorias anunciadas pela alta gestão da empresa em relação aos aditivos do plano de saúde na RPBC. Rumores sugerem que tais práticas ainda não foram postas em prática.

Em relação à alimentação, a Petrobrás respondeu que tomou todas as providências necessárias para evitar a repetição de problemas ocorridos na semana passada. Os sindicatos alertaram os trabalhadores para permanecerem atentos e denunciarem qualquer anormalidade desse tipo, buscando os sindicatos para as devidas providências.

Os sindicatos e os trabalhadores deixam claro que não tolerarão o fechamento do restaurante e o descumprimento da Lei 5.811, como ocorreu na Transpetro. Essa postura é reafirmada, destacando que não permitirão que situações semelhantes ocorram na RPBC.