Por causa do não-cumprimento, Petrobrás cancela venda e mantém refinaria Lubnor funcionando

Conquista

A Petrobrás informou nesta segunda-feira (27) que rescindiu o contrato de venda da refinaria Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor) em Fortaleza. De acordo com a companhia, a rescisão ocorreu por causa do não-cumprimento das condições estabelecidas pelo contrato de venda.

Em nota, a petrolífera brasileira afirmou que as condições do contrato não foram cumpridas dentro do prazo estabelecido, até 25 de novembro, a despeito dos “melhores esforços empreendidos pela Petrobras para conclusão da transação.”

A venda da Lubnor para a empresa Grepar Participações foi anunciada no dia 26 de maio de 2022 como parte de processo de abertura do mercado de refino no Brasil. O complexo petroquímico foi vendido por US$ 34 milhões, o que equivalente a R$ 163 milhões à época.

A compra da Lubnor ainda passou pela análise do órgão antitruste brasileiro, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que deu o aval para a transação somente no dia de 12 de junho de 2023.

A Lubnor possui capacidade de processamento autorizada de 8,2 mil barris por dia e é uma das líderes nacionais em produção de asfalto. A unidade também é a única do país a produzir lubrificantes naftênicos.

A venda da Lubnor causou polêmica entre funcionários da refinaria, contrários à aquisição da refinaria por uma empresa privada, e até com Prefeitura de Fortaleza, que acionou a Justiça contra a Petrobras, pois a prefeitura é dona de 30% do terreno onde o complexo está localizado, no bairro do Mucuripe.

Agora, com a rescisão do contrato de venda, a empresa estatal afirmou que vai manter a refinaria funcionando.

“A Petrobrás reforça o seu compromisso com a continuidade operacional da Lubnor, com a confiabilidade e disponibilidade de suas unidades e zelando pela segurança e respeito ao meio ambiente e às pessoas”, disse a empresa em nota.