Semana da diretoria teve assembleia rejeitando proposta de ACT, reuniões e mobilização dos terceirizados

De 27 a 1 de dezembro

Na segunda-feira (27), a União Sindical de Cubatão, composta pelos sindicatos dos petroleiros, construção civil, metalúrgicos e pela comissão dos desempregados de Cubatão, esteve na Portaria 10 da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão. O objetivo foi discutir diversos problemas enfrentados pelos trabalhadores. Entre os temas abordados, destacam-se a qualidade da alimentação, a isonomia alimentar em relação ao Vale Alimentação praticado por várias empresas, os aditivos dos contratos que a Petrobrás se comprometeu a aplicar para contratos superiores a um ano, especialmente para os dependentes.

Na terça-feira (28), a diretoria do sindicato se reuniu para reunião extraordinária, para tratar das assembleias que aconteceram nas bases do sindicato, sede e subsede.
Como acontece semanalmente no aeroporto de Jacarepaguá, o diretor Marcelo Lima esteve acompanhando o embarque dos trabalhadores das plataformas, que nesta semana também votaram em assembleia a terceira proposta de acordo coletivo apresentada pela Petrobrás.

Na quarta-feira (Os petroleiros da RPBC e UTE, em Cubatão, UTGCA, em Caraguatatuba, e Alemoa, em Santos, deliberaram sobre a 3ª proposta feita pela gestão da Petrobrás. A proposta foi apresentada sem os avanços esperados, como AMS 70x30, ultratividade e aumento real para aposentados e pensionistas.

Também na quarta, foi realizada a última reunião do DAP do ano. O advogado do Sindipetro-LP, dr. Marcus Coelho, esteve presente para falar sobre a mudança no regulamento do Plano Petros 2 e a ação de RMNR dos aposentados, dentre outros assuntos de interesses dos aposentados e pensionistas. Na oportunidade Marcus também falou sobre a contribuição extra da AMS no mês de novembro. Após a reunião, os presentes comemoraram com bolo e salgadinho os aniversariantes do mês de novembro e dezembro.

Na quinta-feira (30), a diretoria esteve no Edisa Valongo, em Santos, realizando assembleia para discutir a 3ª proposta da empresa. À noite, na sede e subsede, os petroleiros do Litoral Paulista rejeitaram com folga a terceira proposta da Petrobrás para o acordo coletivo da categoria. A categoria aprovou iniciar uma greve, caso a maioria dos sindicatos também rejeite a proposta. No entanto, se a maioria das unidades aceitar a proposta, os petroleiros autorizam o sindicato a assinar o Acordo Coletivo 2023/24.

Seguimos na luta, mobilizados!