Após aprovação da maioria dos sindicatos, Sindipetro-LP assina Acordo Coletivo 2023/2025

próximos passos

Nesta quarta-feira, dia 6, o Sindipetro-LP formaliza a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) de 2023/2025, proposto pela Petrobrás, cumprindo a deliberação da assembleia realizada de 28 a 30 de novembro. Na ocasião, a categoria do Litoral Paulista seguiu o indicativo da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), rejeitando a terceira proposta da empresa e seguindo a proposta do Sindipetro Litoral Paulista de deflagrar greve nacional petroleira caso a maioria dos sindicatos também rejeitassem. Entretanto, se a maioria das bases aceitasse a proposta, os trabalhadores autorizaram a direção do Sindipetro-LP a assinar o Acordo Coletivo 2023/2025.

Durante o calendário das assembleias, a diretoria do Sindipetro-LP esteve empenhada em convencer os petroleiros e petroleiras de outras bases, com vídeos e materiais, a rejeitar a proposta da empresa, porém, infelizmente, o indicativo da FUP, com apoio das direções de seus sindicatos, foi aprovado. No entanto, vale destacar que as votações nas bases da FUP não foram unânimes, com muitos votos contrários ao indicativo da federação.

Diante do quadro, cumprindo o compromisso desta diretoria com a categoria do LP, com o fim das assembleias, que se encerraram hoje, a direção do LP assina o acordo, garantindo aos trabalhadores desta importante base o ACT pactuado.

Ao longo das negociações do ACT, a direção do Sindipetro-LP empenhou-se em obter melhores condições para a categoria, apresentando com transparência o que estava sendo debatido em mesa de negociação e destacando os impactos de um acordo que restringe os trabalhadores por dois anos. Vale ressaltar a união entre aposentados e trabalhadores da ativa, que depositaram sua confiança nessa diretoria e se mantiveram prontos para enfrentar os desafios.

A sua luta é a nossa luta, e todos devem contribuir
Na mesma assembleia, como é de praxe, foi apresentado os gastos do Sindipetro-LP na campanha do ACT, de aproximadamente R$ 230.000,00. Diante dos custos, que beneficiaram a todos, a categoria aprovou a contribuição assistencial de 2% sobre a Remuneração Mínima por Nível e Regime (RMNR), por dois anos seguidos (2023/2024), para NÃO SÓCIOS, sejam ativos ou aposentados.

Conforme o acordo coletivo e legislação vigente, a contribuição assistencial conta com o direito à oposição, a ser exercida de amanhã (7), até 15 de janeiro de 2024, num total de 40 corridos. Os não associados da ativa da entidade podem acessar o modelo de oposição (clique aqui) e não associados aposentados e pensionistas (clique aqui) e devem apresentar pessoalmente na sede ou subsede do sindicato, para que seja protocolada e enviada à Petrobrás. A sede em Santos fica localizada na Avenida Conselheiro Nébias, 248, Vila Mathias; a subsede, em São Sebastião está localizada na Rua Auta Pinder, 218, Centro. Em ambos os locais, o expediente é de segunda a quinta, das 8h às 12h e das 14h às 18h e as sextas, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Importante lembrar que de 20 de dezembro a 1 de janeiro, a sede e subsede estarão fechadas, devido a férias coletivas dos funcionários do sindicato.

Próximos passos
A partir de amanhã, o Sindipetro-LP inicia uma nova fase de tratativas, visando alcançar uma Participação nos Lucros e Resultados (PLR) máxima e linear, garantindo igualdade para todos os trabalhadores do Sistema Petrobrás. Além disso, a direção do sindicato visa encerrar a polêmica em torno do PPP, que subtraiu verbas destinadas à PLR. As negociações terão início no Rio de Janeiro, marcando um novo capítulo nas discussões entre os representantes dos trabalhadores e a Petrobrás.

O Sindipetro-LP reitera seu compromisso em defender os interesses da categoria, buscando condições justas e equitativas para todos os petroleiros. A diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista agradece a confiança da categoria na condução das negociações do ACT e por ter seguido o indicativo da FNP, não fugindo da luta.

Seguimos na luta, mobilizados e unidos!