Diretoria do Sindipetro-LP e FNP conseguem o adiamento do pagamento da anuidade do CFT

Dezembro de 2024

A Diretoria do Sindipetro-LP, juntamente com os representantes da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), esteve reunida na manhã desta sexta-feira (15) com a gestão da Petrobrás para discutir a Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Na oportunidade, os dirigentes cobraram os gestores sobre o pagamento da anuidade do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT). Após a cobrança, a Petrobrás informou que prorrogará o prazo até 31 de dezembro de 2024 para a regulamentação de todos os técnicos que trabalham na Petrobrás.

Dessa forma, ao longo de 2023, a Federação Nacional dos Petroleiros e o Sindipetro-LP estiveram em conversa com o presidente e o setor financeiro do Conselho Federal de Técnicos. É importante lembrar que o CFT foi criado por lei em 2018 para regulamentar a atividade de técnicos em todo o território nacional. Portanto, é obrigatório estar filiado ao conselho para exercer essa atividade. Diante disso, devido a várias questões, foi solicitada a prorrogação de prazo para aqueles que já atuam na atividade.

É importante destacar que o Departamento Jurídico da FNP analisou a situação e que independente do adiamento da prorrogação do prazo   em algum momento o pagamento ao Conselho deverá ser realizado. Principalmente para os trabalhadores que entraram em concursos antes da criação do CFT.