Sindipetro-LP celebra 65 Anos de lutas, vanguarda e conquistas e 40 anos de inauguração da sede, em Santos

Fechando o ano com chave de ouro!

Há 65 anos, no dia 19 de dezembro, foi criado um dos sindicatos mais combativos do país, o Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista. Fundado em 1958, o Sindipetro-LP tornou-se uma referência tanto regional quanto nacional, desempenhando um papel crucial na defesa dos direitos dos trabalhadores.

A trajetória do Sindipetro-LP é marcada por muitos desafios, especialmente durante os 21 anos da Ditadura, período que ficou marcado por prisões arbitrárias, mortes e desaparecimentos de trabalhadores. Mesmo diante da forte repressão, a categoria representada pelo sindicato permaneceu firme na luta pelos direitos dos petroleiros. Um episódio emblemático foi a resistência no primeiro dia do golpe de 1964, quando os petroleiros realizaram uma greve na Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão, impedindo a entrada dos militares na unidade.

A partir de 1973, sob a liderança de Pedro Gomes Sampaio, o Sindipetro-LP reuniu companheiros de diversas batalhas, intensificando as lutas e conquistando vitórias importantes, como a correção do auxílio-almoço e a incidência no 13º salário de 1/12 da Participação nos Lucros e da gratificação de férias.

A categoria petroleira, representada pelo Sindipetro-LP, continuou a ser uma referência de garra e luta pelos direitos trabalhistas, pela Saúde e Segurança dos trabalhadores, e em defesa da Petrobrás estatal. Greves históricas, como a de 1995, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, e a de 2015, contra a venda de ativos da Petrobrás, destacam-se como momentos emblemáticos de resistência.

Em meio aos recentes desafios e desmantelamento de ativos da Petrobrás nos últimos quatro anos, o Sindipetro-LP manteve-se resiliente, contando com a sólida base de associados que responderam aos chamados da diretoria em diversas mobilizações.
Mesmo durante ataques aos trabalhadores e entidades sindicais, principalmente nos últimos seis anos, após o país sofrer um golpe político, “com o Supremo, com tudo”, o Sindipetro-LP permaneceu como uma das principais entidades combativas da região da
Baixada Santista e nacionalmente. Foram nesses anos que o sindicato esteve à frente das mobilizações contra a reforma Trabalhista e Previdenciária, contra a Lei da Terceirização, pelo “Fora Temer”, “Fora Bolsonaro”, em defesa do Ensino e serviço Público, dos
Servidores e contra a privatização da Petrobrás, Correios e outras empresas públicas.

Neste ano de 2023, acrescentamos mais um motivo de celebração: a sede do sindicato completa 40 anos de inauguração, testemunhando quatro décadas de lutas, conquistas e dedicação à causa dos trabalhadores.

Ao comemorarmos o 65º aniversário do Sindipetro-LP, renovamos nosso compromisso com a defesa dos direitos dos petroleiros, reconhecendo que a reforma em andamento na fachada da sede simboliza não apenas uma renovação física, mas também a continuidade da força e da determinação que caracterizam essa importante entidade sindical.

Que este novo ano traga dias melhores, com a categoria unida e motivada, e que todos possamos construir juntos um país mais justo e igualitário. O Sindipetro-LP está pronto para liderar os próximos desafios e seguir em defesa dos interesses dos trabalhadores.

Feliz aniversário, Sindipetro-LP! Feliz Natal, categoria, e um Próspero Ano Novo!