Sindipetro-LP se reúne com gestão da RPBC para tratar sobre alimentação dos trabalhadores da refinaria

Após diversos problemas reportados pelo Sindipetro Litoral Paulista ao longo do ano, especialmente nos últimos dias, a gestão da Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC) finalmente agendou para esta terça-feira (19), uma reunião para abordar as questões levantadas recentemente sobre a qualidade da alimentação fornecida aos trabalhadores.

Durante a reunião, a administração da unidade informou que a empresa Pronutri comprometeu-se a revisar seus processos para aprimorar a preparação das refeições. Destacou-se que o contrato abrange diversos insumos, permitindo um cardápio amplo e variado. Segundo a empresa, a Pronutri estará empenhada em um processo de melhoria contínua, desde a aquisição dos produtos até o armazenamento e manuseio, seguindo rigorosos padrões para evitar quaisquer transtornos.

Além disso, a gestão comprometeu-se a substituir a carne resfriada pela carne congelada, assegurando um fornecimento de proteínas de melhor qualidade e sem riscos para os trabalhadores. A empresa garantiu que qualquer irregularidade em algum insumo resultará no descarte de todo o lote, em acordo com a Pronutri e a fiscalização.

O Sindipetro-LP ressaltou a importância de valorizar os profissionais responsáveis pela preparação dos alimentos, destacando que a mudança de empresas pode causar transtornos, mas é fundamental reconhecer o trabalho dos envolvidos no processo.

A diretoria do sindicato salientou que críticas relacionadas aos problemas alimentares na refinaria não são direcionadas aos trabalhadores da cozinha. Toda responsabilidade pelos problemas apresentados é atribuída à Pronutri e à Petrobrás, visto que os problemas são de gestão contratual, não justificando qualquer assédio aos trabalhadores.

Durante a reunião, a diretoria do Sindipetro-LP solicitou melhorias nos lanches, considerando reclamações sobre a apresentação. Propôs a realização de enquetes junto à força de trabalho para avaliar a preferência na apresentação dos lanches e sucos, atendendo às demandas dos trabalhadores.

No acordo coletivo, que aborda o turno de 12 horas, a empresa comprometeu-se a alterar o formato das refeições fornecidas aos trabalhadores de turno, considerando duas refeições principais e um lanche. O sindicato sugeriu uma enquete para definir as preferências dos trabalhadores que atuam das 7h às 19h, seja recebendo café da manhã, almoço e jantar, ou café da manhã, almoço e um lanche reforçado à tarde.

O Sindipetro Litoral Paulista está vigilante em relação às demandas e empenhará todos os esforços necessários para preservar a Lei nº 5.811, especialmente na RPBC.

No mais, os canais de comunicação do sindicato permanecem abertos para denúncias dos trabalhadores.

Seguimos mobilizados!