Incêndio evidencia a necessidade de que equipe de brigada e EOR estejam completas para garantir segurança

P-67

No dia 25 de dezembro, ocorreu um princípio de incêndio na P-67. O sinistro, que aconteceu devido a uma falha no guincho de pull in, poderia ter causado danos nos módulos da plataforma. No entanto, por sorte, a equipe de brigada de emergência e EOR, composta principalmente por técnicos de operação do horário de serviço, estava completa e agiu rapidamente para reverter a situação.

Infelizmente, a realidade nas plataformas não é essa. As unidades operam com falta de efetivo e sem o número mínimo de operadores. A situação se agravou com o governo Bolsonaro, que não abriu concursos para o nível médio, juntamente com os sucessivos PIDVs.

Os dirigentes do Sindipetro-LP estiveram embarcados na operação Ouro Negro na P-67, ocorrida no final do mês de agosto, e puderam constatar que o efetivo operacional noturno não atende à demanda de trabalho. Isso ocorre devido à falta de efetivo, resultando no acúmulo de funções entre duas áreas para um mesmo operador.

A Diretoria vem denunciando, em mesa de negociação, que o quadro mínimo operacional das plataformas é insuficiente para garantir a operação segura e, principalmente, para compor a brigada de incêndio em caso de sinistro. Além disso, a situação de degradação e sucateamento de algumas plataformas é preocupante.O Sindipetro tem exigido o restabelecimento e a garantia de todos os postos de trabalho com operadores.

Entenda o caso
Por volta das 15h do dia 25 de dezembro, ocorreu um incidente envolvendo o guincho de pull in. O troller suportava a carga de um riser flexível (linha de injeção de água do LL-118) quando os freios falharam, ocasionando a queda do riser e puxando o cabo que estava enrolado no carretel da unidade em alta velocidade para o leito marinho.

O atrito entre o cabo e outras partes metálicas da unidade foi suficiente para iniciar o incêndio. Nesse momento, o motor do guincho também já soltava fumaça. Há relatos de que, durante o evento, partes do guincho se desprendiam e eram ejetadas. Algumas das peças do equipamento foram encontradas no terceiro piso do M-09. Outros componentes da UEP foram danificados devido à projeção de destroços, como uma linha de água de resfriamento e a linha de 1” de água de resfriamento da HPU do troller.

A situação era tão alarmante que se via fogo e fumaça a uma altura superior à do M-13, que tem cerca de 20 metros de altura. A brigada de emergência foi acionada e debelou prontamente o incêndio. A EOR também atuou rapidamente, uma vez que o automatismo do sistema de Fogo&Gas falhou ao não abrir as ADVs correspondentes. Após detectarem o sinistro, os operadores acionaram manualmente as ADVs e passaram a controlar a despressurização da unidade de forma gradual para evitar que a chama alta do flare contribuísse para a propagação do cenário acidental. As lições que ficam desse evento indesejado de tão grande proporção são as seguintes: o sistema de Fogo&Gas falhou, inclusive na concepção do projeto que não previu sensores na área do evento (trilho do guincho e riser balcony); o estado degradado dos equipamentos há tempos vem mostrando ser um risco iminente; e a “chefia” titubeou na tomada de decisões, mostrando total desconhecimento até mesmo dos mecanismos de acionamento de emergência da Unidade.

O acidente serve de alerta para o que o sindicato tem reclamado há muito tempo, que é a falta de manutenção das unidades offshore, baixo efetivo para atender às emergências, pois, como no Natal, as unidades foram paradas manualmente. Fica registrado o reconhecimento do sindicato ao ato heroico dos operadores e da brigada de incêndio. Vale lembrar que os brigadistas de incêndio são constantemente desvalorizados pela empresa, embora sejam sempre os que respondem imediatamente às emergências. Esperamos que, a partir desse incidente, a empresa passe a reconhecer e valorizar mais esses trabalhadores.

Equipe de Brigada:
Clever Goes