Prata da casa: Filme sobre luta operária na Petrobrás estreia na 27ª Mostra de Tiradentes

De Leandro Olímpio

O cineasta Leandro Olímpio, conhecido pela categoria petroleira do Litoral Paulista por seu trabalho como jornalista do Sindipetro-LP, apresenta mais uma obra em que o movimento sindical e os trabalhadores de Cubatão são os protagonistas da história.  Seu mais recente trabalho, o documentário “Nosso panfleto seria assim” foi selecionado para a 27ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, um dos maiores eventos do cinema brasileiro contemporâneo. O festival será de 19 a 27 de janeiro, na cidade histórica de mesmo nome, em Minas Gerais.

Inédito, o filme resgata imagens que Leandro fez ao longo de uma década (2010-2020) como jornalista do Sindipetro Litoral Paulista. Por meio dos registros de greves, assembleias e protestos, o filme traz o histórico de lutas da categoria petroleira diante do colapso econômico e político que atingiu a Petrobrás e o país.

Para contar essa história, ‘Nosso panfleto seria assim’ se inspira na tradição do filme-ensaio, costurando o drama vivido coletivamente pelos trabalhadores através da amizade com Fábio Mello, operário que se tornou dirigente sindical em 2015 - um dos períodos históricos mais dramáticos da empresa e do Brasil.

Ao apresentar a obra, a curadoria do festival ressalta que o filme “apresenta-se como uma contra-análise do que o documentário de cunho sindical parece querer mostrar. Nele, a expressa apatia política dos trabalhadores para compor a militância é acompanhada por uma aparente decadência dos modelos sindicais para gerar engajamento; modelos aqui registrados com imagens simultaneamente viscerais, agressivas, esperançosas e de exposição de vulnerabilidades."

Esta é a segunda vez que Leandro se debruça sobre a Petrobrás em sua filmografia. Em 2019, com ‘Imagens de um sonho’, o cineasta resgatou a recente crise da estatal coletando e reorganizando vídeos publicados por petroleiros terceirizados no Youtube. “Nosso panfleto seria assim” estará na Mostra Panorama, com exibição presencial em 22 de janeiro, às 26h, quando o filme também fica disponível online, no site do festival, por três dias.

Campanha de financiamento
Referência para críticos de cinema e curadores de outros festivais, Leandro acredita que Tiradentes facilitará sua entrada em outras mostras. “Para que esse potencial seja explorado estou buscando apoio para garantir a finalização e distribuição do filme. Com a campanha, espero conseguir traduzi-lo para outras línguas e fazer mais alguns ajustes técnicos, como correção de cor e som”, explica.

Além de ser o autor das imagens, Leandro Olimpio assina a direção, roteiro e montagem. A campanha de financiamento, que busca arrecadar R$ 12 mil, pode ser acessada no endereço https://www.catarse.me/nossopanfletoseriaassim

Quem preferir, também pode contribuir enviando PIX para leandroolimpio86@gmail.com.