Assembleias da PLR, reuniões e outros compromissos da diretoria do Sindipetro-LP nesta semana

De 7 a 12 de janeiro

No último domingo (7), teve início nas plataformas a série de assembleias sobre a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) entre os petroleiros. O pleito continuou na segunda-feira (8) com os trabalhadores dos grupos de turno da RPBC, Alemoa, Pilões e UTGCA. Nesse encontro, os petroleiros tiveram a oportunidade de avaliar e deliberar sobre a proposta apresentada pela Petrobrás, além de discutir a Aprovação de Assembleia Geral Permanente.

O Sindipetro-LP e demais sindicatos da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) indicaram a rejeição da proposta, argumentando que a categoria pode pressionar a empresa por uma nova proposta que seja justa, linear e isonômica.

As assembleias prosseguiram com votações nas bases operacionais, incluindo os grupos de turno e plataformas. Na segunda-feira, os petroleiros do Grupo 2 do Tebar e de Pilões participaram da votação durante o turno noturno.

Na terça-feira (9), a votação ocorreu no Edisa Valongo e UTGCA com o grupo 3, no turno da manhã. À noite, a categoria realizou a Assembleia Geral Extraordinária, onde decidiram, por ampla maioria, rejeitar a primeira proposta de PLR apresentada pela Petrobrás. A decisão seguiu o indicativo da diretoria do LP e da FNP, que buscavam uma distribuição mais justa e igualitária da política de remuneração variável da empresa.

O principal ponto de descontentamento da categoria está na falta de isonomia entre os trabalhadores do Sistema Petrobrás. A manutenção da política de bonificações, fórmula de cálculo e estrutura da PLR atrelada a um múltiplo das remunerações pode resultar em uma diferença de até 20 vezes entre o piso e o teto, segundo a FNP e sindicatos. Anteriormente, essa relação era limitada a um máximo de 2,5 vezes.

Os compromissos continuaram ao longo da semana com reuniões de diretoria na quarta-feira (10) e Reunião de Comunicação da FNP, juntamente com uma Reunião de investigação da queda da caixa D'água da P-68, agendadas para a quinta-feira (11).

A diretoria participou da Reunião Jurídica da FNP nesta sexta-feira (12) e finalizando a semana, participa do ato dos Estudantes e Trabalhadores, na Estação da Cidadania, em Santos, às 18h, contra as privatizações da Sabesp, contra o aumento das tarifas do transporte e contra a criminalização dos lutadores sociais.

A semana que vem começa com retorno das mesa de negociações da PRL, com a presença da diretoria do LP e sindicatos da FNP.

Vamos todos e todas nos juntarmos a essa mobilização!