Semana da Diretoria foi de trabalho intenso com assembleias, ato e reunião com o presidente da Petrobrás

De 22 a 25 de janeiro

A semana da Diretoria do Sindipetro-LP foi bem extensa porque não houve um dia sequer de descanso. No sábado (20) teve início as assembleias para deliberar a 2ª proposta de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) feita pelos gestores de RH da Petrobrás. Os primeiros trabalhadores a votar foram os embarcados da UN-BS. O pleito prosseguiu nas bases operacionais nas entradas de turno e nas unidades de mar.

Na segunda-feira (22) o coordenador do Sindipetro-LP, Fábio Mello, esteve na 27ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, um dos maiores eventos do cinema brasileiro contemporâneo prestigiando o curta “Nosso panfleto seria assim”. O filme foi produzido e dirigido pelo cineasta Leandro Olímpio, conhecido pela categoria petroleira do Litoral Paulista por seu trabalho como jornalista do Sindipetro-LP e apresenta mais uma obra em que o movimento sindical e os trabalhadores de Cubatão são os protagonistas da história.

A rodada de assembleias terminou na terça-feira (23) os petroleiros do Litoral Paulista decidiram em assembleia, realizada na sede e subsede do Sindicato, pela rejeição da proposta de PLR. A diretoria do sindicato participou ainda da reunião da FNP, com os demais representantes sindicais, para falar de assuntos que estão em tratativas com a Petrobrás.

Na quarta-feira (24) petroleiros de todo o país participaram do Ato Nacional Unificado em Defesa dos Participantes da Petros, organizado pela FNP (Federação Nacional dos Petroleiros) e FUP (Federação Única dos Petroleiros) e demais entidades em frente ao Edifício Senado, no Rio de Janeiro. Uma turba de petroleiros da ativa, aposentados e pensionistas participaram da mobilização, exigindo o aporte da Petrobrás à Petros, referente a uma dívida confessada pela empresa, que também foi responsável pelos déficits que estão sendo cobrados dos petroleiros. A categoria também exigiu o fim dos Planos de Equacionamento de Déficit (PEDs). Graças à isso, representes dos trabalhadores estiveram reunidos com o presidente da empresa, Jean Paul Prates, que sinalizou de maneira positiva que até o mês de março trará uma solução para o déficit.

Na quinta-feira (25) a Diretoria prosseguiu com a agenda realizando trabalho de base nas unidades.