Representantes dos Trabalhadores irão organizar contratações para ampliação da RPBC, em Cubatão

Só a luta muda a vida!

Em um encontro histórico ocorrido nesta sexta-feira (2), o Sindipetro-LP se reuniu com a Associação dos Trabalhadores Desempregados Cubatão e a Gerência Geral da Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC), onde o ponto focal da reunião foi a apresentação dos novos empreendimentos planejados para a refinaria, com destaque para a implementação da planta de bioquerosene de aviação, uma tecnologia inovadora e inédita que posicionará Cubatão como sede desse empreendimento.

A conquista, resultado da persistência e mobilização dos trabalhadores e sindicatos dos Petroleiros, Metalúrgicos, da construção civil, e da Associação dos Trabalhadores Desempregados de Cubatão, representa um marco para a região, prometendo a geração de milhares de empregos. Após anos de luta, os sindicatos finalmente conquistaram um papel ativo e participativo nesse processo, entrando pela "porta da frente" e assegurando seu envolvimento nas decisões cruciais que afetam a mão de obra local.

Além do anúncio dos novos empreendimentos, diversos temas foram discutidos durante a reunião, incluindo a identificação de mão de obra, procedimentos de contratação e controle, oportunidades para o primeiro emprego e mais vagas para mulheres. Durante o encontro, outras reuniões foram agendadas para implementar de maneira eficaz todo o processo.

Os representantes dos trabalhadores saíram da reunião entusiasmados com essa vitória para as organizações de trabalhadores. Após seis anos de marginalização, a atual gestão, sob comando do governo que ajudamos a eleger, coloca novamente o trabalhador como parte central desse processo.

"Vivemos tempos otimistas, mas não podemos hesitar em usar nossa luta e mobilização. Como diz o sábio: a luta sempre continua! Estamos atentos e alertas", destacou Fabio Mello, coordenador do Sindipetro-LP, ao final da reunião.

Lá se vão mais de seis anos que a organização sindical mantém a categoria mobilizada e é graças a essa vigilância que conseguimos diminuir os ataques aos trabalhadores na refinaria de Cubatão.

Que os frutos de nossa mobilização sirvam de exemplo para todas as categorias e se traduzam em benefícios para a comunidade local, reforçando a importância da organização e luta contínua dos trabalhadores.