No Tebar, em São Sebastião, Diretoria do Sindipetro-LP participa da aula inaugural do Programa Transformar

Capacitação

A Diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista participou nesta segunda-feira (26) da aula inaugural de lançamento do Programa Transformar que aconteceu no Terminal Almirante Barroso, em São Sebastião. A iniciativa que, conta com o apoio do Senai e da Prefeitura de São Sebastião, oferecerá cursos de capacitação profissional às comunidades vizinhas às instalações do Terminal da Transpetro. O objetivo é capacitar, de forma gratuita, a população atingida pelas chuvas do início do ano passado e que no futuro possam ser absorvidos nas obras e manutenção do terminal.

O programa prevê que a subsidiária disponibilize espaço físico, estrutura adequada e equipamentos para as aulas teóricas e práticas. Os cursos serão ministrados pelo corpo docente do Senai-SP em uma das escolas móveis da instituição que ficará dentro do Terminal de São Sebastião.

No total serão 400 vagas para os cargos de caldeireiro, soldador, construtor de alvenaria e pintor industrial. O curso tem duração de dois meses para cada cargo. A conclusão do programa está prevista para maio de 2025.

A cidade de São Sebastião foi escolhida em função do temporal devastador que afetou todo o Litoral Norte em janeiro de 2023.

Nos próximos meses, a Transpetro deve abrir mais turmas de qualificação profissional na Bahia, em Pernambuco, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul.

A iniciativa é prova de que uma gestão progressista coloca sempre as pessoas em primeiro lugar. Uma empresa pode lucrar e dar lucro para os acionistas, sem perder a sua responsabilidade social e importância na sociedade como um todo.