Trabalhadores da Refinaria de Mataripe, administrada pela Acelen, protestam contra demissões em massa

24 horas

Cerca de 1.200 trabalhadores da Refinaria de Mataripe, administrada pela Acelen, realizaram um protesto, nesta quarta-feira (6), contra a demissão em massa de empregados na refinaria. A empresa, que é a antiga Refinaria Landulpho Alves (RLAM), fica localizada em São Francisco do Conde, cidade localizada a 82 quilômetros de Salvador.

Em nota, a Federação Única dos Petroleiros (FUP), o Sindipetro Bahia e o Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Siticcan) informaram que a refinaria foi vendida ao fundo árabe Mubadala, em 2021 e é administrada pelo grupo Acelen.

Ainda segundo a FUP e o Siticcan, a administração é responsável pela demissão de 150 trabalhadores, sendo 30 próprios e 120 terceirizados. Somente na terça-feira (5), 28 funcionários foram demitidos.

“Lutamos pela manutenção dos empregos e contra a política irresponsável da Acelen que promove a cada dia demissão em massa”, afirma Deyvid Bacelar, coordenador-geral da FUP. Ainda conforme a denúncia dos trabalhadores, as demissões começaram após anúncio do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, que informou que está construindo uma parceria com o fundo árabe Mubadala Investment Company para que a estatal brasileira retome a operação da Rlam.

Tudo indica que depois desse anúncio, a Acelen está reduzindo o número de efetivo - próprio e terceirizado - o que impacta na manutenção das unidades e na segurança das atividades”, disse o coordenador-geral da FUP.

Refinaria se posicionou sobre o protesto dos trabalhadores
Em nota, a Refinaria de Mataripe pontuou que não existe demissão em massa, como apontado pela FUP e Siticcan.

Além disso, a refinaria enfatizou que o compromisso da empresa é com o abastecimento regional em condições competitivas de mercado e manter um diálogo com as entidades sindicais. Confira a nota completa:

"A Refinaria de Mataripe esclarece que está em constante busca por mais eficiência e competitividade para sua operação. Reforça ainda que não existe demissão em massa como citado pelas entidades. Nosso compromisso continua sendo com o abastecimento regional em condições competitivas de mercado e com o diálogo próximo às entidades sindicais."

Fonte: IBahia