SEST reafirma compromisso na edição de nova resolução CGPAR para melhorar negociações

Sindicatos e estatais não dependentes

Em reunião tripartite, órgão do governo federal sinalizou que o novo texto sairá até final de março; FNP e FUP  manifestam à Petrobrás intenção de já negociar aditivos para implementar custeio 70X30 da AMS e HETT 100%, retroativos a 1º março de 2024

Nesta quarta-feira  (06/03), a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e a Federação Única dos Petroleiros (FUP) participaram da reunião tripartite com representantes da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) e da Petrobrás para tratar da publicação de uma nova resolução CGPAR, que facilite as negociações entre os sindicatos dos trabalhadores e as empresas estatais não dependentes.

No encontro, a SEST reafirmou o compromisso de publicar uma nova resolução CGPAR ainda no mês de março, salvo ocorra alguma intercorrência.

O texto deve ter seu conteúdo mais explícito e objetivo do que pode ou o que não pode, com uma lógica que prevaleça maior liberdade de negociação entre as partes– o que não significa, porém, “liberdade total”, disseram.

As Federações aproveitaram a presença dos gestores da Petrobrás na reunião e manifestaram desde já a intenção de iniciar as negociações por um termo aditivo, a fim de implementar o custeio 70×30 da AMS e a Hora Extra Troca de Turno (HETT) a 100%, retroativo a 1º março de 2024.

A SEST ainda informou que continua a buscar melhorias nas condições de negociação para o caso das empresas estatais dependentes, que supere os entraves das resoluções atuais.

Fonte: FNPetroleiros