Descaso na UTGCA resulta em transporte irregular, filas de espera e confinamento de trabalhadores

Mais uma vez

O bom e velho descaso da gestão da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) agora é com o transporte dos trabalhadores. As chuvas e a alta das marés têm provocado alagamento na estrada que dá acesso à unidade. A situação, que ocorre desde a implementação da unidade, impede o trânsito de carros, vans e micro-ônibus, que são utilizados pelos trabalhadores, passem pelo local.

A solução seria simples, mas ao que tudo indica esbarra na má vontade e avareza dos gestores que contrataram transporte irregular que não está de acordo com o padrão PE-1PBR-0311 - SEGURANÇA NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO. As vans teriam que ter no máximo quatro anos de fabricação e os ônibus, oito anos, mas o que os trabalhadores estão usando já passaram muito disso. Afora isso, o local onde as pessoas aguardam o transbordo para ônibus não há proteção contra intempéries e o tempo de espera pode ultrapassar 30 minutos. 

O problema já foi relatado na última reunião de Cipa, mas até o momento nada foi feito. Os cipeiros cobraram um um plano de emergência e também uma melhor organização do transporte/transbordo de alimentos que consigam atravessar o alagadiço. O alagamento da estrada de acesso sem um plano de emergência deixa a situação crítica e a gestão não está nem um pouco preocupada com isso. O que não é de se estranhar já que se tornou marca registrada desde que estão à frente da unidade. O que será que a chefia irá fazer se algum trabalhador sofrer um mal súbito ou se acidentar gravemente para prestar um atendimento médico adequado fora da UTGCA? 

A “coisa” está tão ruim que nem gerente passa ileso. No dia 26 de janeiro houve inundação e o gerente da regional sudeste e mais alguns trabalhadores de turno não conseguiram sair da UTGCA. O que acarretou 15 horas de espera à disposição da empresa sem sequer receber hora extra ou nem mesmo o devido descanso. Isso já beira a maldade! No dia 15 de fevereiro, em pleno carnaval, e no dia 08 de março, mês das chuvas, a situação se repetiu. Já da até para pedir música no Fantástico! 

Sabemos de quem é essa conta! Ela tem nome e endereço certo. O que poderíamos esperar de alguém que não tem empatia pelo ser humano? Ele demonstrou isso ao negar fornecimento de luvas para os trabalhadores que estavam atuando no resgate das vítimas da tragédia que assolou a costa sul de São Sebastião no início do ano passado.  

O Sindipetro-LP está acompanhando de perto a situação e vai exigir uma solução decente para mais esse descaso.