programa exploratório: PETROBRÁS ESPERA ATINGIR ATÉ JUNHO A ZONA DE INTERESSE NA MARGEM EQUATORIAL

poço Anhangá

A Petrobrás vive a expectativa de fazer novos avanços em seu programa exploratório na Margem Equatorial. A companhia deve atingir até junho a zona de interesse do poço Anhangá, localizado no bloco POT-M-762, na Bacia Potiguar, a 79 km da costa do estado do Rio Grande do Norte. A sonda utilizada na atividade é a ODN-II, de propriedade da Foresea. O poço está em lâmina d’água de 2.196 metros.

Estamos furando o segundo poço em águas profundas na Bacia Potiguar, o poço Anhangá, depois de ter perfurado Pitu Oeste. Ainda não temos nenhum resultado e não chegamos à zona de interesse. Isso vai acontecer agora no segundo trimestre”, disse o diretor de exploração e produção da Petrobrás, Joelson Mendes (foto), durante entrevista coletiva concedida pela companhia na tarde de hoje (8).

O executivo acrescentou ainda que em relação a Bacia da Foz do Amazonas, também localizada na Margem Equatorial, a Petrobrás segue no aguardo da emissão da licença ambiental do Ibama. “O que temos enfatizado cada vez mais é nossa habilidade em perfurar poços exploratórios sem causar acidentes ambientais. Além disso, estamos ressaltando nossa capacidade de responder a qualquer tipo de emergência de forma eficaz. Assim, buscamos garantir que todos os envolvidos estejam bem informados sobre a expertise da Petrobrás em perfuração sem causar danos ambientais”, declarou. No Plano Estratégico 2024-2028 da Petrobrás está previsto o investimento de US$ 3,1 bilhões para pesquisa de óleo e gás na Margem Equatorial, onde a companhia planeja perfurar 16 poços nesse período.

O diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobrás, Carlos Travassos, acrescentou que a Petrobrás terminou o último ano com 25 sondas exploratórias contratadas. No horizonte do Plano Estratégico 2024-2028, esse número pode chegar a 31 unidades. Nesse momento, a estatal tem seis sondas em processo de contratação em andamento.

Fonte: Petronoticias