Diretoria realiza setoriais, reuniões com gerências, FNP e participa de ato em defesa da Petros no Rio Janeiro

De 11 a 15 de março

Na segunda-feira (11), a diretoria do Sindipetro-LP iniciou a semana com atrasos na UTGCA, para tratar de assuntos diversos com os trabalhadores do Grupo 3, começando sobre a situação da inundação da estrada de acesso, falando sobre o ato em defesa dos Participantes da Petros que aconteceria na quarta (13), sobre efetivo mínimo, não pagamento de hora extra na troca de turno e dia de retorno de férias, dentre outros. Em Cubatão, os atrasos com os trabalhadores dos grupos de turno da RPBC, continuam.
A diretoria esteve na unidade conversando sobre as diversas denúncias da destilação e da UGAV. O Sindipetro Litoral Paulista já encaminhou um ofício exigido uma reunião com o gerente da produção para tratar de todos os assuntos.

Na terça-feira (12), a diretoria realizou panfletagem e conversas com os trabalhadores das bases do Litoral Paulista.

Na RPBC, em Cubatão, os petroleiros do turno debateram sobre a mudança para a nova CCI no NCAD. Em Caraguatatuba, os trabalhadores receberam boletim e foram convocados para a assembleia no próximo dia 21 de março, que irá deliberar sobre os próximos passos da eleição para a nova Diretoria do Sindipetro-LP. Na sede, em Santos, a diretoria esteve reunida com os trabalhadores da destilação da RPBC para tratar das mudanças na CCI, seus desdobramentos e a resposta da gerência de produção sobre o assunto. O sindicato também participou da Reunião Ordinária da CIPLAT da P-68, de reuniões de diretoria com os dirigentes da FNP e com a gerência da UTGCA.

Na quarta-feira (13), mais de 50 associados da ativa, aposentados e pensionistas do Sindipetro-LP, juntaram-se a outras centenas de petroleiros de todo o Brasil para fortalecer o terceiro grande ato, o segundo do ano, realizado em frente ao Edifício Senado (Edisen), no Rio de Janeiro. O ato aconteceu para cobrar do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, que cumpra sua palavra e apresente uma solução definitiva para o equacionamento da Petros até o final de março. Paralelamente à atividade no Rio de Janeiro, o diretor Eduardo Freire participou de uma reunião com os trabalhadores da Intertek, no SEAAC, que enfrentam problemas de pagamento de salários e outras situações, tratadas na reunião.

Na quinta-feira (14), a diretoria esteve na UTGCA para conversar com os trabalhadores do grupo 4 sobre a situação da estrada de acesso, o quadro mínimo, a assembleia que irá deliberar sobre a nova gestão do Sindicato, HETT e outros assuntos da unidade. A diretoria também participou da Reunião de Comunicação da FNP.

Na sexta-feira (15), a diretoria do Sindipetro-LP realizou atraso no Terminal da Alemoa, em Santos. A conversa com os petroleiros e petroleiras do turno e administrativo foi motivada por questões de segurança no Terminal. A gestão da unidade está retirando trabalhadores do Grupo de Planejamento de Intervenção (GPI), formado por quem exerce três atividades: manutenção, operação e segurança industrial. O GPI faz todo o planejamento de intervenção na Alemoa. A mudança foi feita de forma unilateral, sem negociação prévia com o Sindicato.

Na sexta-feira, às 11h da manhã, os diretores do Sindipetro-LP estiveram reunidos com a gerência geral da RPBC e com o gerente de produção da RPBC, recebendo uma proposta que será apresentada aos trabalhadores da destilação, na próxima semana.

Por fim, os diretores do Litoral Norte, Marcelo Silva e Thiago Nicolini, participaram do Debate Público sobre NR-5, na sede da Fundacentro, em São Paulo.

Seguimos mobilizados!