Diretoria do Sindipetro-LP participa de debate sobre NR-05, promovido pela Fundacentro, em São Paulo

Parceria

Os diretores do Sindipetro-LP, Marcelo Santos e Tiago Nicolini participaram na sexta-feira (15) do Debate Público promovido pela Fundacentro em São Paulo, discutindo a NR-05 e como avançar na democratização da CIPA nos locais de trabalho.

Representando o sindicato, durante sua participação, Marcelo saudou os presentes, destacando a importância da presença das mulheres no debate, especialmente sobre saúde e segurança no trabalho. Ele ressaltou a discriminação enfrentada por muitas mulheres nos ambientes de trabalho, citando a falta de estrutura adequada, como a ausência de banheiros femininos em unidades operacionais da Petrobrás e limitações de camarotes em plataformas marítimas.

O Sindipetro-LP também enfatizou as conquistas do sindicato em relação à representação sindical no processo eleitoral da CIPA e nas reuniões, destacando o engajamento da categoria. Foi compartilhada a experiência recente do Sindipetro-LP em reformular o departamento de saúde do sindicato, com o suporte dos profissionais da Fundacentro, com o objetivo de focar mais em prevenção do que em reparação. Os diretores expressaram a preocupação com a limitação dos técnicos de segurança, que, sendo contratados pelas empresas, muitas vezes têm suas ações direcionadas pelas políticas internas das empresas.

Diante desse dilema, foi sugerido que o SESMT (Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho) poderia ser vinculado mais diretamente ao governo, afastando assim a influência das empresas e garantindo maior autonomia para os profissionais.

Também foi citada a participação do sindicato no movimento “Revoga Já”, que busca mudanças na CLT, para reaver direitos retirados na reforma Trabalhista, mas que enfrenta dificuldades para ser ouvido pelo Ministério do Trabalho.

A participação do Sindipetro-LP teve como objetivo também fortalecer os vínculos entre o sindicato, a Fundacentro e outras entidades sindicais presentes, buscando uma maior integração com a equipe técnica da fundação, especialmente os pesquisadores da área de saúde e segurança dos trabalhadores. Além disso, visou contribuir com o debate público sobre a democratização das CIPAs nos locais de trabalho.