POR ACLAMAÇÃO, CHAPA “Renovar para Lutar” É ELEITA PARA A NOVA DIRETORIA DO Sindipetro Litoral Paulista

2024 -2027

Em assembleia na noite de quinta-feira (21), os petroleiros e petroleiras do Litoral Paulista elegeram por aclamação a Chapa “Renovar para Lutar” para a gestão 2024-2027 do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista. A deliberação ocorreu na sede, em Santos, e na subsede, em São Sebastião, por videoconferência.

A assembleia foi conduzida pela Comissão Eleitoral, que apresentou aos associados duas opções diante da inscrição de uma única chapa: como ocorre tradicionalmente, a votação nos locais de trabalho e sedes sociais da entidade; ou, como alternativa, a eleição por aclamação. A maioria dos presentes decidiu pela aclamação, elegendo a chapa única – formada por membros da atual diretoria e petroleiros de todas as bases. Isso prova, na prática, que a categoria está coesa com o trabalho realizado pela atual gestão, assim como ocorreu em 2018 e 2021, onde uma única chapa também foi inscrita.

representaria um gasto financeiro desnecessário. Outra ponderação foi de que o processo eleitoral representaria um obstáculo concreto para a continuidade das lutas que a diretoria vem organizando.

Renovar para Lutar
A direção eleita pela categoria combina a continuidade do trabalho desenvolvido nos últimos nove anos, através da atual gestão, com uma renovação de 17 novos membros em seu quadro.

A configuração da diretoria Gestão 2024/2027, que irá tomar posse em 1º de junho, une a experiência dos atuais dirigentes com a renovação e vigor dos novos diretores, oriundos de  todas as unidades da Petrobrás que o Sindipetro-LP representa, em defesa da luta dos petroleiros, da Petrobrás e da classe trabalhadora. Afinal, o Sindipetro mantém  também o compromisso com o sindicalismo classista.

Uma estruturação que fortalece o trabalho de base e a busca pela unidade da categoria. Na nova composição temos mais três mulheres para encamparem as lutas de gênero, discriminação, assédio sexual e direitos negligenciados que infelizmente são tão urgentes em todo o sistema Petrobrás.

A nova diretoria irá enfrentar, a partir de 1° de junho, as pautas de luta, consolidar a união e desempenhar um papel fundamental na promoção de progressos no Sistema Petrobrás. A aclamação da diretoria representa um voto expressivo de confiança, evidenciando o apoio contundente da base para que os representemos ao longo dos próximos anos. Esse voto de confiança da categoria veio porque juntos combatemos as demissões, sucateamento, privatização, perseguição, retirada de direitos, terceirização de postos de trabalho e assédio.

Juntos, sempre somos e seremos mais fortes!