Semana da Diretoria teve atraso, assembleia, reunião com RH e aclamação da nova gestão

De 18 a 22 de março

A semana da Diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista foi bastante movimentada, com mobilizações, reuniões com o setor de Recursos Humanos e uma assembleia que aclamou a nova gestão para o período de 2024-2027.

A segunda-feira (18), começou com uma reunião setorial com os trabalhadores da destilação. O encontro visava discutir, mais uma vez, as mudanças na CCI e avaliar a proposta da gerência da RPBC. No mesmo dia, ocorreu a Entrevista - Auditoria Interna de Manutenção do SPIE nos Terminais de Santos e São Sebastião.

Na terça-feira (19), trabalhadores da RPBC e UTE Euzébio Rocha, em Cubatão, iniciaram mobilizações para implementar mais um operador no painel de destilação. A última proposta da gestão da unidade foi rejeitada devido à falta de solução para o trabalho solitário em uma das áreas. A proposta de a empresa, na qual o supervisor cobriria ocasionalmente este posto de trabalho, foi rejeitada pelos petroleiros devido à sua falta de viabilidade. Os dirigentes também participaram de uma reunião com o gerente do laboratório da refinaria e, no final do dia, ocorreu a reunião ordinária da diretoria do Sindipetro-LP, que tratou de demandas da categoria.

Na quarta-feira (20), os sindicalistas participaram de três reuniões: com o Conselho Fiscal para deliberar sobre a prestação de contas de 2023, cuja assembleia está marcada para o próximo dia 27 de março; com o RH local da UTGCA para tratar das demandas da unidade que está em parada de manutenção; e com os trabalhadores do Edisa em um setorial na sede do Sindicato para discutir problemas de assédio moral ocorridos na unidade. A Diretoria também esteve reunida com o gerente geral e o gerente de produção da RPBC para tratar da situação da CCI e foram informados que haverá um trabalhador adicional no painel da N e outro no painel da V, assim como ocorreu também na UGAV. Além disso, conversaram com os trabalhadores do terminal da Alemoa, em Santos, sobre a descontinuidade do GPI feita de forma unilateral pela gestão da Transpetro. Em pauta também estava o efetivo da operação e a segurança das instalações.

A quinta-feira (21) foi repleta de atividades. Os petroleiros e petroleiras do Litoral Paulista elegeram por aclamação a Chapa “Renovar para Lutar” para a gestão 2024-2027 do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista. A deliberação ocorreu na sede, em Santos, e na subsede, em São Sebastião, por videoconferência. Na sede, em Santos, ocorreu uma reunião setorial com os petroleiros da destilação para tratar do resultado positivo da reunião com os gestores da RPBC. Além disso, realizaram um atraso na refinaria, em Cubatão, para tratar do mesmo tema. No Litoral Norte, os diretores participaram da 9ª Reunião Ordinária da CIPA UTGCA.

A sexta-feira (22) foi dedicada à conversa com os petroleiros contratados da Intertec que trabalham na RPBC, em Cubatão. A Diretoria do Sindipetro-LP também conversou com os trabalhadores do Grupo 2 da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato, em Caraguatatuba. Em pauta, assuntos tratados na reunião com RH da empresa, denúncias da parada de manutenção da planta, eleição da Diretoria e demais assuntos da base.