Com duas modalidades, Petrobrás anuncia a abertura de mais de mil vagas para o programa Jovem Aprendiz

Oportunidade

No próximo mês, a Petrobrás planeja lançar uma edição ampliada do Programa Petrobrás Jovem Aprendiz, marcando um marco na história com um número sem precedentes de vagas disponíveis. As inscrições, que podem ser feitas neste link, estarão abertas de 5 a 12 de abril.

Estima-se que mais de mil oportunidades serão oferecidas em 13 estados e no Distrito Federal, abrangendo todas as regiões do país. Isso representa um aumento significativo de mais de 50% em comparação com a edição anterior.

De acordo com a empresa, uma característica única desta edição é a oferta de duas modalidades de aprendizado: o programa de aprendizagem profissional básica, com duração de 15 meses, e o curso técnico, com duração de 20 meses, ambos ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e combinando teoria e prática.

Além disso, os participantes terão a oportunidade de vivenciar experiências de aprendizado em unidades da Petrobrás. Ao concluir o programa, os jovens aprendizes poderão obter um diploma de formação técnico-profissional, aumentando suas chances de competir por vagas técnicas no mercado de trabalho.

O programa reserva 10% das vagas para pessoas com deficiência (PCD), 15% para jovens que anteriormente estiveram envolvidos em trabalho infantil e 10% para aqueles em situação de acolhimento institucional, como abrigos, casas de passagem e residências inclusivas. Além disso, 20 aprendizes que estejam cumprindo medidas socioeducativas serão incluídos como parte de um programa piloto.

Cursos oferecidos, benefícios e lotações
Há uma variedade de cursos disponíveis para os jovens aprendizes, incluindo assistente administrativo, auxiliar de caldeireiro, assistente de operações logísticas, mecânico de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão, encanador hidráulico, instrumentação, eletricista industrial, eletricista predial, mecânico industrial, operador de suporte técnico em tecnologia da informação, técnico em desenvolvimento de sistemas, técnico em automação industrial, técnico em eletrotécnica, soldador, entre outros.

Além desses, pela primeira vez o programa também oferece um curso técnico em sistemas de energias renováveis, preparando os jovens para as demandas emergentes da transição energética.

Os aprendizes contratados pela Petrobrás terão direito a benefícios como salário mínimo, vale-transporte, décimo terceiro salário, férias, recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e a possibilidade de adesão ao benefício de saúde (Gympass).

As vagas oferecidas estão distribuídas em 24 cidades das 14 unidades federativas contempladas. São elas:

• Manaus (AM);

• Macaé (RJ);

• Rio de Janeiro (RJ);

• São Gonçalo (RJ).

Para se candidatar ao programa de aprendizagem básica, os interessados devem ter entre 14 anos e 22 anos e 8 meses de idade. Já para o curso técnico, a faixa etária exigida é de 14 anos a 22 anos e 3 meses. Não há limite de idade para os candidatos PCD.

O edital completo e outras informações relevantes sobre essa seleção podem ser conferidas na página oficial do Programa Petrobras Jovem Aprendiz.

Fonte: escoladucacao