Petrobrás lança Painel de Interesse em Permuta para facilitar mobilidade interna dos trabalhadores

conectar

A Petrobrás notificou, por meio de um ofício enviado à Federação Nacional dos Petroleiros, o lançamento de uma nova ferramenta interna chamada Painel de Interesse em Permuta. O objetivo principal é proporcionar uma forma transparente e acessível para conectar os empregados que tenham interesse em movimentar-se dentro da companhia através de permutas.

Inicialmente, será realizado um projeto piloto envolvendo as gerências de Recursos Humanos, Compartilhado, Comunicação, UN-ES, AECO, Desempenho e G&E. A partir do dia 04/04/2024, os funcionários poderão registrar seus interesses em permuta no Sistema Integrado de Recursos Humanos (SIRH), localizado na seção "Meu Perfil" e "Central do Empregado" -> "Carreira" -> "Interesse em Mobilidade", preenchendo os campos disponíveis.

Nos blocos de "Interesse em Mobilidade Geográfica" e "Interesse em Permuta", os trabalhadores deverão indicar suas preferências por cidades ou regiões de atuação, bem como as áreas e regimes de trabalho de seu interesse. Esses dados estarão disponíveis para consulta a partir do dia 15 de abril no Painel de Interesse em Permuta, acessível no Hub do RH Digital, onde todos poderão visualizar as conexões identificadas de acordo com os interesses informados.

Durante o período piloto, será possível encontrar conexões apenas entre funcionários das áreas envolvidas, embora seja possível registrar no SIRH o interesse em atuar em qualquer área da companhia. As informações serão visualizadas tanto pelo próprio funcionário quanto pelos respectivos gestores e pelo RH/NA responsável por cada área.

É importante ressaltar que essa nova ferramenta não altera o normativo do processo de transferência da companhia. O fato de um funcionário demonstrar interesse em uma permuta não implica obrigatoriamente em liberação para transferência por parte dos gestores envolvidos. A decisão de liberar um funcionário para transferência será baseada na análise de perfil, critérios de negócio, necessidades operacionais e estratégicas da empresa, e passará pela avaliação dos gestores responsáveis pelo processo.