Semana da diretoria teve mobilizações, plantão no aeroporto e curso de formação dos futuros diretores

A diretoria do Sindipetro-LP teve uma série de compromissos nesta semana, com destaque para as conversas com os grupos de turno da Alemoa, sobre o desmonte do GPI.

Na segunda-feira (8), a diretoria entregou boletim informativo aos petroleiros do Edisa. Na terça-feira (09),a diretoria iniciou os atrasos no Terminal da Alemoa, em Santos. Os trabalhadores estão preocupados com a segurança na área industrial e denunciam o desmonte do GPI, pedindo a recomposição de efetivo.

A unidade da Transpetro vem sofrendo com a má gestão que não prioriza a segurança da planta e dos trabalhadores. Também na terça-feira, os diretores Eduardo Freire e Célio Silva iniciaram os trabalhos no Aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, para acompanhar o embarque e desembarque dos petroleiros lotados nas plataformas abrangidas pelo Sindipetro-LP, informando os trabalhadores sobre o que há de mais importante na conjuntura e colhendo as demandas levantadas por eles.

A diretoria participou ainda da reunião do Fórum dos Sindicatos e Movimentos Sociais do Litoral Norte, da reunião com os dirigentes da FNP, e iniciou o Curso de formação dos novos diretores do sindicato, que assumem em julho, sobre o Movimento operário e sindical no Brasil e no mundo, realizados na terça, quarta e encerrando na quinta-feira (11).

Na quarta-feira (10), a diretoria começou a manhã com panfletagem e trabalho de base, na Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), em Caraguatatuba, no Edisa e no aeroporto de Jacarepaguá. Na UTGCA, o Sindicato prestou apoio ao Sintricon na greve dos trabalhadores da Lynkis com entrega de cartilhas. A diretoria participou também da reunião de Comunicação da FNP.

Nesta sexta-feira (12), a diretora do Sindipetro-LP realizou mais uma rodada de conversas com os trabalhadores da Alemoa, sobre a situação do GPI, distribuindo boletim com informações da reunião com os gerentes da Transpetro dos três terminais das bases do LP: Alemoa, Pilões e Tebar, realizada na semana passada. O sindicato exigiu da empresa a reintegração dos técnicos de operação do GPI aos seus postos de trabalho e iniciar negociações para encontrar uma solução que atenda aos interesses de conformidade da companhia e aos interesses dos trabalhadores. A categoria está disposta a aumentar o tom das manifestações e não se furtará a iniciar uma greve, se for preciso. Na segunda-feira (15), a diretoria volta a se reunir com a gerência do terminal para tentar negociar uma solução, tendo apresentado inclusive algumas alternativas possíveis.

O diretor Eberton Masuzzo esteve ainda dando apoio na greve dos servidores públicos municipal de Praia Grande e a diretoria inspecionou a estação de carregamento rodoviário da Transpetro, em Pilões.

A diretoria se reuniu também com o jurídico do sindicato, sobre assuntos relacionados ao setor, ações e Estatuto e encerrou o plantão em Jacarepaguá, que nesta semana, excepcionalmente, foi estendido até esta sexta-feira.

Seguimos mobilizados, em defesa da saúde, segurança e direitos dos trabalhadores.