no encontro mensal, Diretoria do DAP promove palestra com ex-conselheiro eleito da Petros, Ronaldo Tedesco

Dia 24 de abril

No próximo dia 24 de abril (quarta-feira) o ex-conselheiro eleito da Petros, Ronaldo Tedesco, estará na sede do Sindicato, em Santos, para apresentar um panorama sobre as principais razões que levaram à atual crise financeira da Petros.

O déficit da Petros, plano de previdência complementar dos funcionários da Petrobrás, vem crescendo de forma preocupante nos últimos anos. Em 2023, o rombo atingiu R$ 48,4 bilhões, segundo dados da Fundação Petros. Esse valor representa mais de 100% dos ativos do plano, o que significa que os recursos disponíveis não são suficientes para pagar os benefícios futuros dos participantes.

Além de abordar outros temas relativos à previdência complementar, ele se dedicará principalmente a responder questionamentos relativos ao fundo de pensão da categoria. A situação é preocupante. A Petrobrás tem um papel importante na responsabilidade desse déficit. Não se pode discutir o equacionamento do déficit sem falar nas dívidas da Petrobrás para com os petroleiros. Atualmente, vivemos uma situação de um déficit preocupante que exige ação imediata.

No momento, há uma grande batalha das federações e associações que representam os participantes e assistidos por um equacionamento justo do déficit registrado pela Petros e que a petrolífera pague sua parte nesse montante. Apesar da promessa feita pelo mandatário da Petrobrás, Jean Paul Prates, a Petrobrás não apresentou uma proposta que atenda à categoria, que pede o fim do Equacionamento.

O evento acontecerá no encontro mensal de Aposentados e Pensionistas, a partir das 15h, na sede em Santos, e por videoconferência na subsede em São Sebastião. Para aqueles que não puderem participar presencialmente no sindicato, poderão acompanhar a reunião acessando https://shre.ink/1Hhj