PETROBRÁS VAI RETOMAR OPERAÇÃO DA FÁBRICA DE FERTILIZANTES Araucária Nitrogenados (ANSA), NO PARANÁ

Anúncio

A Petrobrás deu mais um passo para a retomada de sua presença no segmento de fertilizantes. A empresa anunciou que sua Diretoria Executiva aprovou por unanimidade as medidas iniciais para a revitalização e futura retomada das operações da fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados (ANSA), localizada, em Araucária (PR). A unidade, que fica ao lado da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR), está hibernada desde 2020.

O movimento da petroleira acontece após a revisão de suas diretrizes estratégicas, aprovadas no ano passado. Nesse ponto de inflexão, a Petrobrás decidiu que o investimento na produção de fertilizantes voltaria a fazer parte de seu portfólio. Na primeira fase desta reentrada no setor, a estratégia tem sido reconfigurar e consolidar operações viáveis em ativos que já pertencem à companhia.

A Petrobrás disse também que a Diretoria Executiva aprovou a negociação com ex-empregados da ANSA. Além disso, junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), a empresa também deu sinal verde para os termos da contratação e o início dos trâmites para contratação de serviços de manutenção e materiais críticos relativos à retomada da planta industrial.

“Tanto os acordos trabalhistas quanto a realização das licitações e contratações ficaram condicionados a uma nova deliberação da Diretoria Executiva, quando os procedimentos estiverem bem definidos”, detalhou a Petrobrás.

A partir da próxima semana, diversas áreas técnicas e administrativas da Petrobrás continuarão envolvidas em análises, consultas e recomendações internas, com o objetivo de criar todas as condições necessárias para as próximas decisões sobre a retomada das operações da ANSA. A Diretoria de Processos Industriais também já deu início aos estudos para reativar a unidade de produção de ARLA 32 e o trading de fertilizantes nitrogenados, ureia pecuária e industrial, visando retornar ao mercado e se antecipar ao início da produção.

A ANSA tem capacidade de processar cerca de 2 mil toneladas por dia de ureia e 1,3 mil toneladas por dia de amônia, usadas na produção de fertilizantes agrícolas, além de outros setores. A matéria-prima usada na unidade é o resíduo asfáltico, que pode ser obtido na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), também localizada na cidade de Araucária (PR).

Fonte: Petronoticias