Sindicato faz atraso pela volta do GPI, dá apoio em negociação de rescisão de contratados e participa de reuniões

Semana de 15 a 19 de abril

A diretoria do Sindipetro-LP começou a segunda-feira (15), com reunião com os representantes da Transpetro para discutir a situação do terminal Transpetro Alemoa, em Santos. O sindicato reiterou a preocupação com a descontinuidade do Grupo de Planejamento e Intervenção (GPI) na unidade e a falta de compromisso da gestão em negociar uma solução que atenda tanto às demandas da empresa quanto aos interesses dos trabalhadores.

Como forma de pressionar a empresa a retomar o GPI e iniciar negociações com o Sindipetro-LP, na terça-feira (16), o sindicato organizou um atraso na Alemoa, envolvendo tanto os trabalhadores contratados quanto os próprios, contando com o apoio do sindicato da Construção Civil, da Associação e do sindicato dos Metalúrgicos.

Além disso, a diretoria se reuniu com a Sintracomos e os trabalhadores da Provac, que atuam no Edisa Valongo, para verificar se estavam recebendo suas verbas rescisórias, que haviam sido retidas. Graças à intervenção dos sindicatos, os pagamentos começaram a ser efetuados. A diretoria também está acompanhando de perto a situação dos trabalhadores ligados ao sindicato de Asseio e Conservação (Siemaco), que enfrentam o mesmo problema.

Na terça também, o diretor Marcelo Santos iniciou o acompanhamento do embarque e desembarque dos petroleiros das plataformas, em Jacarepaguá, com entrega de boletim e conversa com os trabalhadores sobre demandas específicas da categoria que trabalha nas embarcações.

A diretoria participou ainda de Reunião com os representantes dos sindicatos da FNP e prestou apoio aos servidores municipais de Praia Grande, que estavam em greve.

Na quarta-feira (17), o sindicato participou de reunião com representantes da RPBC, Sintracomos, Sindicato dos Metalúrgicos e da Associação dos Trabalhadores Desempregados de Cubatão.

Na quinta-feira (18), a diretoria esteve em reunião sobre demandas da comunicação da FNP. Na sexta-feira (19), pela manhã, o sindicato esteve dando apoio aos trabalhadores da empresa Oriente, que estão com os salários defasados, fora do piso da região, o que é inadmissíveis. A diretoria esteve ainda em reunião com o jurídico da FNP e participando da reunião sobre representação das plataformas com o jurídico do Sindipetro-LP e Petrobrás.

Seguimos mobilizados!