Diretoria do Sindipetro-LP consegue com a gestão da Transpetro retomada de serviço de psicoterapia online

Saúde mental

Graças a uma reivindicação da Diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral, os trabalhadores da Transpetro terão novamente os serviços do Programa de Saúde Mental. No início deste mês o Sindicato esteve reunido com os representantes do RH e da gerência da subsidiária e dentre os temas debatidos a retomada do serviço esteve em pauta. Na ocasião, os gestores afirmaram que o programa havia sido descontinuado.

Os dirigentes solicitaram que a decisão fosse revista e falaram da importância desse tipo de atendimento. O Sindipetro disponibiliza serviços nessa área e o exemplo deve ser seguido também pela empresa. Essa é uma prova da preocupação e valorização do trabalhador. Diante disso, no último dia 12 de abril os trabalhadores foram informados por meio de um e-mail que no dia 15 de abril seria disponibilizado um novo prestador de psicoterapia online.

Essa é uma grande conquista já que a categoria petroleira é uma das muitas que enfrenta desafios significativos em relação à saúde mental. Os riscos específicos enfrentados pelos trabalhadores e implementem políticas de prevenção e suporte adequadas. As condições de trabalho muitas vezes envolvem pressões extremas, jornadas longas, unidades sucateadas e redução de efetivo o que pode contribuir para o adoecimento mental dos trabalhadores.

Nesse contexto, é essencial que os gestores da Petrobrás e da Transpetro reconheçam os riscos específicos enfrentados e implementem políticas de prevenção e suporte adequadas. Isso inclui acesso a serviços de saúde mental, programas de conscientização e treinamento para gerenciamento do estresse.

O serviço
O serviço está disponível à toda força de trabalho com sinais de sofrimento psíquico, transtorno mental ou que estejam procurando o bem-estar. A adesão é feita de forma espontânea ou encaminhamento dos profissionais da Saúde da Transpetro. Serão autorizadas quatro sessões mensais, uma por semana, pelo período de seis meses, realizadas por meio do aplicativo Saúde 24h, disponível para Android e iOS.

Os interessados devem encaminhar solicitação via e-mail para psm@transpetro.com.br, informando os seguintes dados: nome completo, matrícula, CPF, data de nascimento, lotação, imóvel, e-mail, telefone de contato e motivo para inscrição. Em até 48 horas (dias úteis) da solicitação de inscrição, o petroleiro receberá confirmação com orientações para utilização do serviço.

A primeira consulta deve ser agendada até 30 dias após o recebimento do e-mail. Caso não possa realizar a consulta na data agendada, o trabalhador poderá reagendar ou cancelar num período de até 24 horas que antecedem o atendimento. Cancelamentos realizados com menos de 24h serão considerados faltas.

A inscrição no programa será cancelada caso o usuário não compareça a três consultas consecutivas ou apresente quatro faltas num prazo de 60 dias.

O serviço de teleatendimento em psicologia (terapia breve) é ofertado para garantir a inserção do petroleiro no cuidado em saúde mental, não devendo ser considerado um mecanismo para tratamento permanente. Por esse motivo, foi estabelecido o prazo de seis meses de duração, devendo o usuário procurar a rede credenciada do plano de saúde no decorrer desse prazo ou ao final dele.

Mais informações podem ser obtidas por meio de envio de mensagem ao e-mail: psm@transpetro.com.br.

Serviços no Sindipetro-LP
O Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista ciente dos casos que vem ocorrendo na categoria petroleira também disponibiliza serviços de psicologia e de assistência social para associados e dependentes habilitados. As duas profissionais estão disponíveis para atendimento e prestar suporte aos que estão passando por momento delicado.

As sessões de terapia, com a psicóloga Marcella Moretti, são feitas presencialmente ou por videochamada para casos específicos. A consulta tem duração de 45 minutos. Os horários de agendamento podem ser reservados via telefone (13) 3202 1100 ou WhatsApp (13) 99138-2484. A psicóloga também pode ser contatada no e-mail psicologa1@sindipetrosantos.com.br.

A assistente social, Pâmela Passos, atende sócios e dependentes de segunda a quinta-feira das 8h às 12h e das 14h às 17h e às sextas-feiras das 8h às 12h e das 13h às 16h. Para agendar atendimento basta entrar em contato com a recepção do Sindicato através do telefone (13) 3202 1100. A profissional atende também via celular/WhatsApp (13) 99141 – 0578. O e-mail para contato é servicosocial@sindipetrosantos.com.br.

O Departamento Social do Sindicato também atua em conjunto com a equipe multidisciplinar (Enfermagem, Psicologia, Departamento de Aposentados e Pensionistas (DAP)) promovendo o bem-estar físico, psicológico e social, visando identificar fatores que possam influenciar a melhoria de qualidade de vida, valorização social e familiar dos associados e dependentes, entre outros programas e projetos da área Social.